Você sabe do que se trata segurança de informação laboratorial?

A primeira coisa que pesquisamos quando temos que decidir por um laboratório é sobre a reputação do mesmo, traduzindo, o que as pessoas falam sobre determinado laboratório. Isso mostra o quão importante são importantes as informações produzidas em uma laboratório de analises clínicas.

A segurança da informação é uma preocupação em evidência nos laboratórios de todo o país, afinal, todo o sigilo entre laboratório e cliente pode ser colocado em risco se alguns cuidados não forem tomados. Além do mais, o vazamento de informações pode se tornar, até mesmo, uma questão judicial.

É comum os laboratórios investirem em equipamentos e infraestrutura, mas quando se fala investir em segurança de informação laboratorial são poucos que o fazem. Muitos gestores ainda têm receio de utilizar ferramentas digitais em seus laboratórios por medo desses riscos. Neste post, vamos dar dicas importantes para que você e toda a sua equipe consigam garantir o sigilo das informações dos pacientes, mesmo utilizando softwares para a gestão do laboratório e dos atendimentos. Confira!

A segurança da informação é essencial em um laboratório

Como comentamos, existe o sigilo entre laboratório e paciente, garantido pelo código de ética da profissão. Porém, de nada adianta os profissionais manterem o sigilo, se pessoas mal intencionadas podem acessar as informações por si mesmas. Por isso, o cuidado deve ser redobrado.

Aqueles que acreditam que documentos físicos são mais seguros do que os digitais muito se enganam. Arquivos físicos podem ser facilmente arrombados ou, até mesmo, em um momento de distração da pessoa responsável, abertos, expondo todos os laudos e dados dos pacientes.

As causas de problemas de segurança podemos ser as mais diversas, como erros operacionais, levando à entrega de resultado para o paciente errado, falta de controle de acesso, em que qualquer funcionário tem acesso aos laudos; falta de controle de ação, em que não é possível identificar a ação de cada agente do processo de trabalho, favorecendo possíveis alterações, ou até falhas de segurança, facilitando a ação de hackers, por exemplo.

Um vazamento de informações pode causar uma série de prejuízos a todos os profissionais envolvidos. No entanto, os maiores são a perda da confiança do paciente e a mancha na reputação do laboratório — muito mais difíceis de serem resolvidos.

O cuidado com as informações dos seus clientes

A boa notícia é que, apesar da gravidade dos riscos, todos eles podem ser facilmente evitados. Basta estar atento às dicas que vamos listar abaixo e seu laboratório nunca terá problemas de segurança de informações.

Prefira os softwares em nuvem

O uso de softwares de gestão tem se tornado cada dia mais indispensável nos laboratórios. No entanto, é preciso tomar um certo cuidado ao escolher esse tipo de ferramenta para garantir a segurança e a integridade das informações.

Em sistemas locais, é necessário ter um software instalado em um computador para o armazenamento das informações. Qualquer problema que aconteça com essa máquina — como uma invasão por vírus ou uma peça queimada — pode comprometer os dados armazenados.

Já nos sistemas em nuvem, as informações ficam mais seguras e não correm os riscos dos sistemas locais. Além disso, os dados podem ser acessados de qualquer lugar, desde que a pessoa tenha permissão de acesso para tal.

Revise as permissões de acesso periodicamente

Esse é um erro muito comum em empresas de todos os segmentos ao contratar um software. Elas determinam as permissões de acesso uma única vez e pronto. O que é preciso lembrar é que os funcionários estão o tempo todo mudando de cargo e entrando e saindo das empresas. Por isso, fazer uma revisão a cada 6 meses, pelo menos, evita que algumas pessoas tenham acessos indevidos dentro do sistema.

Treine sua equipe

Boa parte das falhas na segurança se origina em erros humanos, que podem ser o abandono de um computador desbloqueado na recepção ou o envio de senhas de acesso a “pessoas de confiança”, por exemplo. Por isso, é importante treinar a equipe para que todos saibam como tomar os devidos cuidados no dia a dia. 

Como o sistema de gestão colabora para a segurança de informação?

Desde o cadastro do paciente até a entrega dos resultados, o sistema de gestão contribui para a segurança da informação. na recepção, vários mecanismos de identificação, como foto e biometria, podem ser utilizados, diminuindo as chances de erros como a entrega equivocada de resultados e, na hora dos exames, o sistema emite etiquetas que são coladas nas amostras, contribuindo, mais uma vez, para a identificação.

O sistema também permite monitorar todo o trabalho do laboratório, organizando o fluxo de funcionamento, identificando possíveis gargalos, definindo prioridades e acompanhando a produtividade da equipe.

Essas ferramentas permitem melhorar a distribuição de pessoal e a tomada de decisão sobre a gestão do laboratório, controlando acesso e edição de laudos, que têm como resultado uma equipe cada vez mais preparada.

Além disso, a automação dos processos no sistema diminui drasticamente as possibilidades de erro, pois é possível interface os resultados dos equipamentos e laboratórios de apoio, reduzindo quase a zero a necessidade de intervenção humana.

Mantenha parcerias de confiança

Em diversos tipos de sistemas, é possível conceder acessos específicos para empresas externas. Para isso, é sempre bom manter parcerias com empresas de confiança e fornecedores de boa reputação no mercado. A escolha certa nesse quesito pode trazer muitos benefícios tanto para o laboratório quanto para os seus clientes.

O cuidado com a segurança da informação precisa ser uma máxima em toda a equipe. Fique atento às orientações que listamos e garanta a tranquilidade e a fidelidade dos seus pacientes.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o com seus amigos em suas redes sociais.

Post Relacionados

Deixar comentário.

Share This