É provável que você tenha chegado até esse artigo porque tem sentido na pele os desafios que uma cultura enfraquecida traz. Ou quer criar um ambiente saudável que incentive o bem-estar das pessoas e retenha talentos para trazer melhores resultados para o seu negócio. Eu posso lhe afirmar que seja qual for o seu desafio, a resposta pode estar no fortalecimento da cultura da sua empresa. O Paula Tostes começou um movimento de reestruturação organizacional e a nossa cultura é um dos focos dessa mudança. Trabalhar cultura organizacional em laboratórios não é fácil. Então eu irei compartilhar aqui alguns de nossos desafios.

Sua empresa não tem uma cultura. ELA É A CULTURA!

Cultura organizacional é o resultado de um ecossistema entre pessoas, como elas interagem entre si no ambiente corporativo e como esse ambiente evolui em resposta à estas interações. Fica mais fácil entender na prática do que eu estou falando. Geralmente, quando uma empresa cresce em velocidade alta, as preocupações com as vendas, entregas e finanças se sobrepõem à conservação da cultura. A necessidade de contratação é alta e muitas vezes não há tempo para um treinamento oficial, com onboarding e imersão dos novos funcionários. O resultado é que acabamos misturando novos ingredientes que influenciam o resultado final – a cultura organizacional.

A cultura é o que responde o jeito de ser da empresa!

Quer fazer um teste dentro da sua organização, então dedique algum tempo a responder as seguintes perguntas:

  1. A sua cultura é missionária ou mercenária? Vocês estão aqui para ganhar dinheiro e se eficiente ou por uma causa?
  2. As coisas na sua empresa, acontecem do jeito estruturado ou flexível? Tem processo para tudo ou cada um faz como quer?
  3. Vocês preferem pensar sobre um problema ou sair executando e aprendendo no caminho?
  4. Vocês dão mais valor ao controle ou delegam bem?
  5. Na sua organização, vocês lidam com as pessoas de um jeito diplomático ou direto?
  6. As pessoas são individualistas ou trabalham mais em grupo?
  7. Na empresa de vocês, vale mais o que acontece dentro de casa ou fora de casa?

“AS PESSOAS MAIS IMPORTANTES PARA A CULTURA SÃO AS QUE VÃO EMBORA”

Pode parecer um contrassenso, mas as pessoas que você demite são mais importantes do que as que você contrata para definir a cultura de um lugar. A cultura é definida por quem fica e também por quem vai embora, moldando os valores e os hábitos que são aceitáveis, mas principalmente, aqueles que não o são.

MAS ESTÃO COMO EU CRIO UMA CULTURA DE ALTO DESEMPENHO?

Você quer criar uma cultura organizacional de alto desempenho? Então foque nos líderes, pois a cultura da empresa é um reflexo da consciência pessoal dos líderes. Mudar para uma cultura de alto desempenho não irá acontecer sem a mudança de comportamento dos lideres. A primeira etapa é trabalhar os líderes da organização!

Comece mapeando os valores da liderança, antes de mapear os valores dos funcionários. A liderança precisa estar consciente da profundidade das questões culturais, para decidir se irá ou não engajar no processo de mudança cultural, antes que isso seja transmitido ao restante da equipe e criar uma situação de ansiedade geral.

Se a liderança decidir não participar do processo de cultura, é importante não criar expectativa nos funcionários. A cultura não irá mudar sem o comprometimento total das lideranças, lembre-se disso.

O desafio de implantar um projeto de transformação cultural, é envolver os lideres e alta gerencia através de um ecossistema de alinhamento pessoal e coesão de grupo. Os lideres são os responsáveis pelas características da cultura atual e são eles os responsáveis por criar a nova cultura. O CEO ou dono da empresa da empresa precisa querer e estar totalmente comprometido na própria mudança pessoal.

Se a cultura da sua empresa não está clara para você, mas nem tanto para o seu time, comece colocando o que pensa que ela é, e o que ela não é, faça isso com o seu time. Coloque no papel e comece a se perguntar: “que tipo de cultura nós precisamos ter para alcançar os nossos objetivos?”

Post Relacionados

Deixar comentário.

Share This