Desenvolvimento Pessoal

Você está cuidando da sua marca pessoal? 5 dicas práticas.

“As pessoas não são iguais, assim também são as marcas.” Da mesma forma que em uma empresa, seja ela pequena ou grande, é fundamental ter uma boa marca para a pessoa física também é. Ter uma marca forte é essencial para quem quer ter uma carreira de sucesso e ter as portas abertas para novas oportunidades. Neste blog post vamos mostrar 5 motivos para você começar a pensar em sua marca pessoal – o seu nome, sob uma nova perspectiva. Fique ligado!

  1. MARCAS PESSOAIS FORTES CRIAM CONEXÕES MAIS RÁPIDAS – NETWORK

A lembrança de uma determinada marca acontece se aquela marca despertar algum sentimento, uma emoção. Quando a marca não consegue nós sensibilizar em nível emocional, nós a esquecemos rapidamente. Só que, mesmo quando há um excelente trabalho por parte da empresa para criar um elevado nível de engajamento emocional com a marca, comparado ao engajamento emocional que temos quando somos sensibilizados por uma pessoa, é pequeno. O que estudos mostram é que o nível de engajamento com um profissional da empresa é maior do que o engajamento que temos com a marca em si.

O que isto significa?

Que se temos uma marca pessoal forte, há uma enorme probabilidade que sejamos lembrados por outras pessoas e isso pode significar oportunidades.

Uma prova disto é que, por mais que grandes empresas já tenham gastos bilhões em propaganda e branding, se nós analisarmos os momentos que mais tocaram a nossa vida, nossas recordações, dificilmente haveria uma marca “famosa” no meio dele, e se houve, provavelmente você não se recorda dela!

  1. MARCAS PESSOAIS EVOLUEM E SE ADAPTAM RAPIDAMENTE

Como foi mencionado anteriormente, quando se fala em construir uma marca pessoal forte é importante ter foco, a imagem que irá ser construída deve resumir as principais características e dizer quem é você de forma clara e direta, tentar mostrar tudo o que você faz ou é irá dificultar a compreensão por parte do seu “público-alvo” da imagem que você quer criar. Dito isso, é importante ser autêntico, pois o seu público irá se conectar com você de forma diferente do que acontece quando é uma marca empresarial e eles esperam que a sua evolução seja natural. Evite tentar ser tudo para todos!

  1. INVESTIR EM SUA MARCA PESSOAL PERMITE QUE VOCÊ SE VALORIZE MAIS

Construir uma marca pessoal forte permite que você tire tempo e dedicação à você mesmo. Uma vez que você entendeu os fundamentos de “branding”, o desenvolvimento de sua marca será uma questão de criar excelente conteúdo e para isso, você precisará se desenvolver cada dia mais. O que faz o circulo de desenvolvimento girar e quanto mais conhecimento é adquirido, mais oportunidades aparecerão. Além disso, ao longo do processo de construção de uma marca forte você terá que enfrentar vários de seus desafios e medos – como o medo de falar em público, de aparecer nas mídias. Isso faz com que você evolua como pessoa e como formador de opinião.

  1. MARCA PESSOAIS FORTES TORNAM VOCÊ UMA PESSOA MAIS FLEXÍVEL

Quando você tem uma marca pessoal forte você ganha autoridade em sua área de atuação, em sua “expertise”. Isso pode se transformar em um trabalho, uma oportunidade de se capitalizar. E quanto mais valioso e “unique” for a sua expertise, mais caro poderá cobrar e mais força de barganha terá.

  1. VOCÊ PODE INICIAR CONSTRUÇÃO DE SUA MARCA SOZINHA

Se você está começando agora, com um smartphone e uma boa câmera você consegue fazer muita coisa. A medida que sua marca vai evoluindo suas ferramentas e infraestrutura também irão. Comece com o básico: conta nas redes sociais postando conteúdos de qualidade e deixando bem claro quem você é e porque você está alí.

Não existe uma receita que seja única quando se fala em construir uma marca forte pessoal, mas fato é que as marcas mais fortes são as “desruptivas”, ou seja, as pessoas que observaram a onda em um sentido e arriscaram em outra direção. Tentar fazer o que os outros fazem não vão lhe colocar no topo do sucesso. Pense diferente e faça algo diferente. Lembre-se disso!

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Sobre o autor

Felipe Tostes

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