Saúde

Sangue nas Fezes: Causas, Diagnóstico e Tratamento.

Sangramento anal ou sangue nas fezes pode ser causado por qualquer sangramento ao longo do tubo que vai da boca ao ânus.

A intensidade do sangramento anal pode variar de quase imperceptível manchas no papel higiênico ou na roupa intima a uma significante perda de sangue que tinge de vermelho vivo a água do vaso sanitário.

Como o trato digestivo é um tubo continuo que vai da boca ao ânus, qualquer sangramento ao longo dele pode provocar o aparecimento de sangue nas fezes ou causar sangramento anal. Quanto mais vermelho for o sangue, mais baixo se localiza o problema. Se o sangramento for na boca, na garganta ou no estômago, é mais provável que o sangue apareça nos vômitos e não nas fezes ou em sangramentos anais. Sangramento no intestino superior, frequentemente associado a ulcerações, podem causar vômitos sanguinolentos e o aparecimento de fezes escuras com sinais de sangue (semelhantes à borra de café).

A presença de sangue vivo, não misturado às fezes, indica sangramento na parte inferior do sistema gastrointestinal e pode ser consequência de fissura anal, colite, doença diverticular ou hemorroidas..

PRINCIPAIS CAUSAS DE SANGUE NAS FEZES

O sangue nas fezes pode ser causado por:

  • Endometriose (mulher);
  • Hemorroidas;
  • Fissuras anais;
  • Úlceras no estomago;
  • Câncer no intestino
  • Divertículos;
  • Má formações vasculares;
  • Doenças inflamatórias;
  • Pólipos intestinais e outros.

Para identificar o sangue nas fezes basta observá-las logo após evacuar. O sangue pode ser bem visível, mostrando-se em volta das vezes, pode-se notar riscos de sangue nas fezes ou o sangue pode estar presente em todo o bolo fecal, deixando- o negro, pastoso e muito mal cheiroso.

HEMORROIDAS

São mais comuns em pessoas com prisão de ventre e surgem devido à dilatação das veias provocadas pela força necessária para defecar. Além do sangramento causam sintomas como coceira intensa, dor ao defecar e inchaço na região do ânus.

Como tratar: uma boa forma de aliviar a dor consiste em fazer banhos de assento com água morna durante 15 a 20 minutos. No entanto, é preciso utilizar pomadas e remédios para tratar a hemorroidas rapidamente, sendo, por isso, recomendado consultar um médico.

FISSURA ANAL

Embora sejam mais raras, as fissuras anais também podem surgir em quem sofre de prisão de ventre e consistem em pequenas feridas que surgem ao redor do ânus e que podem sangrar no momento em que se defeca. Outros sintomas que podem surgir com a fissura são dor ao limpar o ânus e coceira.

Como tratar: para aliviar o desconforto é recomendado beber bastante água durante o dia e comer vegetais para tornar as fezes mais moles e evitar que machuquem. No entanto, deve-se consultar um proctologista para iniciar o tratamento com remédios que ajudam na cicatrização. Nos casos mais graves, pode ser necessária cirurgia para fechar a fissura.

EXAMES MÉDICOS

A colonoscopia é um exame médico muito utilizado para avaliar problemas no intestino. Nesse exame, um fino tubo flexível é inserido pelo ânus para transmitir imagens que ajudam o médico a observar o interior do intestino. Durante o exame, o tubo pode provocar pequenos traumas na parede do intestino, que depois sangram, levando ao surgimento de sangue nas fezes. Além disso, se for necessário remover pólipos durante a colonoscopia, o risco de sangramento é maior.

Como tratar: geralmente estes sangramentos são normais e não devem ser motivo de preocupação, desaparecendo até 24 horas. Porém, se o sangramento for muito intenso ou durar mais que 1 dia deve-se consultar o médico que fez o exame ou ir no pronto-socorro.

Causas mais graves de sangue vivo nas fezes

Embora seja bem mais raro, o sangramento vermelho vivo nas fezes pode ser um dos primeiros sinais de problemas mais graves como:

DIVERTICULITE

Esta doença é mais comum após os 40 anos e acontece devido a uma inflamação dos divertículos, que são pequenas pregas na parede do intestino. A diverticulite pode provocar sintomas como forte dor abdominal na parte inferior esquerda da barriga, náuseas, vômito e até febre.

Como tratar: o tratamento deve ser indicado por um gastroenterologista e, normalmente, é feito com antibióticos e anti-inflamatórios para tratar a crise de diverticulite. No entanto, como os divertículos continuam no intestino, eles podem voltar a inflamar, sendo aconselhado fazer uma dieta especial para evitar que a crise volte a surgir.

CÂNCER NO INTESTINO

Em alguns casos, a presença de sangue vermelho vivo nas fezes pode ser sinal de câncer no intestino, no entanto esses casos são mais raros e acontecem com outros sintomas como alterações bruscas no trânsito intestinal, sensação de peso na região anal, cansaço excessivo e perda de peso.

Como tratar: se existir suspeita de câncer, especialmente quando há histórico familiar da doença, é recomendado consultar um gastroenterologista para fazer uma colonoscopia ou outros exames, como tomografia computadorizada, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.

O que fazer quando encontrar sangue nas fezes?

Independentemente da causa é importante consultar um médico quando:

  • O sangramento dura mais de 1 semana;
  • A quantidade de sangue nas fezes aumenta ao longo do tempo;
  • Surgem outros sintomas como dor forte na barriga, febre, cansaço excessivo ou perda de apetite.

Além disso, é muito importante fazer exames de prevenção, como colonoscopia, após os 30 anos, se existir histórico familiar de problemas graves nos intestinos.

 

Fontes:

https://www.uol.com.br/vivabem

https://drauziovarella.uol.com.br

Post Relacionados

Sobre o autor

Felipe Tostes

Deixar comentário.

Share This