O que é o exame de sangue PSA?

Segundo dados do IBGE, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens no Brasil, chegando a 36,9%. Essa pesquisa mostra o quanto a prevenção é importante, mas, devido ao preconceito, muitos homens não procuram ajuda médica e, por isso, quando a doença é diagnosticada, muitas vezes, ela já está em um estágio muito avançado, dificultando a eficiência dos tratamentos.

No entanto, além do exame retal, existem outras análises que contribuem para averiguar a saúde da próstata. Dentre elas, está o exame de sangue PSA (Prostate Specific Antigen, em português, Antígeno Prostático Específico). Já ouviu falar dele?

Pois bem, hoje você saberá exatamente para que ele serve, como é realizado e qual a sua importância. Continue conosco e confira!

Para que serve o exame de sangue PSA?

O exame de sangue PSA serve para averiguar a existência do câncer de próstata e, também, em casos de a doença já ter sido diagnosticada, ele consegue avaliar o andamento dela. Além do mais, ele também ajuda a identificar outros tipos de doenças nesse órgão, como lesões e a prostatite.

Como ele realizado?

O exame PSA é feito por meio de uma amostra de sangue. Embora a realização do exame seja extremamente simples, é importante que os homens tomem alguns cuidados para não ocorrer alterações no resultado.

Dessa forma, é importante que eles não façam o exame de colonoscopia quinze dias antes do PSA. Além disso, sete dias antes da coleta, é necessário evitar o ultrassom transretal. Inclusive, o exame que possibilita visualizar o interior da uretra e bexiga, conhecido como cistoscopia, também não pode ser feito cinco dias antes do PSA.

Nos três dias que antecedem a coleta do exame é preciso evitar, também, o uso de supositório e a realização do toque retal. Por fim, nas 24 horas que antecedem o PSA, o homem não pode ejacular, andar de bicicleta, moto ou cavalo. Ademais, é necessário ficar em jejum por, pelo menos, quatro horas antes de realizar o exame.

Qual é a sua importância?

Embora o exame PSA possa ajudar em diversos sentidos, ele desempenha um papel fundamental na luta contra o câncer de próstata. Estudos mostram que houve uma redução considerável nos casos de mortalidade por causa dessa doença nos homens que, rotineiramente, realizam essa coleta.

Sendo assim, a recomendação é de que homens acima de 50 anos realizem esse exame e, caso você tenha algum caso na família de câncer de próstata, ou seja, afrodescendente, o exame PSA deve ser feito a partir dos 45 anos.

Por que é importante prevenir?

A prevenção é importante porque quanto antes a doença for diagnosticada, maiores serão as suas chances de cura. Além disso, os custos da prevenção são bem menores do que os do tratamento. Nesse contexto, aquele famoso ditado que fala que “prevenir é melhor que remediar” se encaixa perfeitamente, pois, por meio da prevenção, você terá mais qualidade de vida.

Como vimos, o exame de sangue PSA é muito importante. Por isso, deixar de realizá-lo é um sinal de que você está negligenciando a sua saúde e colocando em risco o seu bem-estar. Ele é rápido e muito simples de ser realizado. Então, não adie mais esse assunto!

Ficou com alguma dúvida sobre o exame de sangue PSA? Então, deixe aqui nos comentários para podermos ajudá-lo a saná-la.

Post Relacionados

Deixar comentário.

Share This