Laboratório

Relembre 4 critérios para encontrar um laboratório de confiança

Escrito por Paula Tostes

A atenção com o paciente deve se estender para muito além da sala de consulta. A recomendação de um laboratório confiável assegura que todo o cuidado com a saúde será feito tendo a máxima atenção nos mínimos detalhes.

Com a expansão do campo dos profissionais da saúde, encontrar um laboratório de confiança é fundamental para uma boa condução dos diagnósticos e tratamentos, já que erros como troca de informações e alterações em exames são mais comuns do que se possa imaginar.

O rigor da inspeção de amostras, no entanto, garante que, além de um sistema de qualidade, o paciente estará protegido e livre de problemas. Entenda, a seguir, quais são os pontos mais vulneráveis na estrutura de um laboratório e veja dicas para escolher uma instituição confiável.

1. Análise e controle de anomalias

Toda atividade humana é passível de erro, e com a saúde não é diferente. Esses erros podem inferir não somente na própria reputação do laboratório, mas também na do médico que o indicou.

Além disso, pode colocar pacientes em situações inseguras, em decorrência de um diagnóstico errado. Os laboratórios de confiança, no entanto, não ignoram a possibilidade do erro; ao contrário, assumem a margem da vulnerabilidade para tomar medidas preventivas que melhoram o atendimento e evitam alterações em exames.

2. Uso de tecnologia e sistema robusto de informação

A sistematização tecnológica de procedimentos pode auxiliar a evitar o índice de erros. Há laboratórios, por exemplo, que adotam o sistema SHIFT, que acompanha todas as amostras até sua armazenagem, permitindo a rastreabilidade total das amostras, desde o cliente até a soroteca e a liberação de laudos. A entrega de exames online é outra vantagem dos laboratórios atuais.

Aparelhos modernos conferem maior acurácia na leitura e interpretação do exame, melhorando a escaneabilidade das imagens. O uso da tecnologia deve servir a favor do laboratório, nesse sentido, que deve estar sempre atualizado.

A automatização na destampagem de tubos para a análise é outro exemplo de procedimento que trabalha para prevenir os erros. Equipamentos sofisticados permitem que se trabalhem com diagnósticos mais complexos, como a fertilidade, a doença da tireóide e a imunologia.

3. Tecnologia de ponta e equipe capacitada

Uma equipe multidisciplinar especializada é um ponto essencial a considerar quando encontrar um laboratório de confiança. É preciso que a equipe seja treinada pelos melhores especialistas conhecidos no mercado.

A mesma coisa vale para os tipos de exames: quanto mais especialidades médicas abarcadas, melhor será para o paciente, em termos de comodidade e qualidade.

4. Cuidados com a pré-análise

Uma inspeção rigorosa é o que precisa para o laboratório ser de confiança. Porém, mesmo com todo o investimento na leitura das amostras, é na parte da pré-análise que se concentram 70% dos erros nos laboratórios.

O procedimento começa com o pedido do médico, passando pelo preparo do paciente, modos de coleta, transporte e até a conservação das amostras. Por isso, saiba qual é o tratamento dado ao paciente e às amostras para assegurar a credibilidade do laboratório.

5. Controle de qualidade

Todo o procedimento deve ser feito com cuidado e muito rigor. Os laboratórios que são reconhecidos por sua qualidade fazem o controle dos exames desde o atendimento até a entrega dos resultados.

Esta medida evita os erros indicados nos tópicos acima e trazem maior fidelidade por parte dos pacientes. Este é um item de fundamental importância para encontrar um laboratório de confiança. Então, busque por laboratórios certificados por instituições como o Programa Nacional de Controle de Qualidade — PNCQ, por exemplo, que monitora o desempenho de laboratórios clínicos e bancos de sangue em âmbito nacional. 

6. Atendimento humanizado

O uso da tecnologia nos procedimentos médicos trouxe muitos benefícios para a área. Uma parte do processo, no entanto, está à frente de qualquer tecnologia: o atendimento.

Os laboratórios de confiança são famosos pelo cuidado e atenção com os clientes, fazendo-os se sentir à vontade e seguros. Cada vez mais os médicos buscam recomendar os laboratórios não somente pelos seus atributos técnicos, mas também humanos.

Para encontrar um laboratório de confiança, certifique os selos de qualidade e também a reputação entre a classe médica. Você já conhece o Paula Tostes Diagnósticos? Entre em contato conosco!

Post Relacionados

Deixar comentário.

Share This