Saúde

Prevenção do câncer: 7 dicas inteligentes de cuidados simples

O Dia Mundial de Combate ao Câncer (04/02) lembra que prevenção do câncer é a melhor forma de evitar o seu surgimento. Anualmente, cerca de 14 milhões de pessoas são diagnosticadas com câncer em todo mundo. Apesar das taxas de sobrevivência estarem aumentando de forma constante, ainda temos 8 milhões de mortes todos os anos para essa doença.

Este numero se torna ainda mais chocante se levarmos em conta que até 50% dos cânceres poderiam ter sido prevenidos através de cuidados simples e algumas mudanças de hábitos de vida.

Pelo menos um terço das mortes por câncer são provocadas por fatores que podem ser controlados.

Muitos casos de câncer têm origem genética ou são causados por infecções que não podemos controlar. Há ainda vários tipos de cânceres cuja causa é desconhecida. Todavia, já existe conhecimento cientifico suficiente para evitar os milhares de casos que são provocados por fatores conhecidos e facilmente evitáveis.

Nesse artigo, eu quero compartilhar com vocês 7 dicas simples que ajudam na prevenção do câncer.

Não fume!

Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esófago. Ao fumar, são liberados no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Por isso, parar de fumar e de poluir o ambiente são fundamentais para prevenir o câncer.

Alimente o seu corpo contra o câncer

A dieta equilibrada, rica em fibras, composta de frutas, legumes e cereais. Assim como óleos e gorduras boas, e fontes variadas de proteína, são essenciais para a prevenção de qualquer tipo de doença, a regra também se aplica ao câncer.

Mexa-se, pratique atividades físicas

O sedentarismo é um dos principais fatores de risco para o excesso de peso, sendo assim, também um importante fator de risco para o surgimento de cânceres. Porém, há indícios de que o sedentarismo por si só também seja responsável por alguns tipos de cânceres, mesmo em pacientes com peso corporal adequado.

Estima-se que estilo de vida sedentário esteja associado a pelo menos 5% das mortes por câncer. Estudos mostram que a atividade física regular está associada a um risco diminuído para cânceres de fígado, cólon, pâncreas, mama e estômago.

Vacine contra o HPV

A vacinação contra o HPV e o exame preventivo (Papanicolau) se complementam como ações de prevenção do câncer do colo de útero. E lembre-se que mesmo as mulheres vacinadas, precisam fazer seus check-ups preventivos com frequência pois a vacina não protege contra todos os subtipos do HPV.

Vacina contra a hepatite B

O câncer de fígado está relacionado à infecção pelo vírus causador da hepatite B e a vacina é um importante meio de prevenção deste câncer.

Pratique sexo seguro

Quase 20% de todos os canceres estão relacionados a infecções, inclusive doenças causadas por bactérias e vírus. Nem todas as infecções que aumentam o risco de câncer são fáceis de se evitar. O exemplo mais comum é a infecção pela bactéria H. pylori, que aumenta o risco de câncer do estômago.

Entre as DST que aumentam o risco de câncer estão:

  • HPV – associado ao câncer de colo do útero
  • Hepatite B – associado ao câncer de fígado
  • Hepatite C – associado ao câncer de fígado
  • HIV – associado a vários tipos de câncer

Evite exposição solar em excesso

O câncer de pele é o tumor maligno mais comum na espécie humana. Mais de 1 milhão de novos casos surgem anualmente em todo mundo. No Brasil, o câncer de pele representa cerca de 25% de todos os canceres.

A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer de pele. Além dos raios solares, esta radiação também é encontrada nas cabines de bronzeamento artificial.

O risco de câncer de pele é diretamente proporcional à quantidade de radiação solar que o individuo recebeu durante sua vida.

Agora que você está atendo os riscos que certos hábitos provocam, você não pode dizer mais “eu não sabia!”.

Você gostou desse artigo e quer saber mais? Confira no nosso #BlogPaulaTostes outras postagens. Boa leitura!

 

Fonte:

https://www.inca.gov.br/causas-e-prevencao/como-prevenir-o-cancer

Post Relacionados

Deixar comentário.

Share This