Laboratório

Mitos e Verdades sobre o preparo para exames de sangue

Quem nunca se pegou perguntando se poderia consumir bebida alcoólica, praticar exercícios ou fazer sexo na véspera de um exame de sangue? Quando o assunto é o preparo para exames de sangue, a maioria das pessoas se vê sem muitas informações, existem muitos mitos, como por exemplo, de que todo exame de sangue exige jejum de 12 horas. Se você se sente assim, fique tranquilo que você não é o único.

É por entender a importância dessa questão que neste blog post vamos falar sobre Mitos e Verdades sobre o preparo para exames, aproveitamos para sanar algumas dúvidas que são frequentes quando é hora de ir ao laboratório. Quer saber mais? Fique atento!

“Fazer exame de imagem antes da coleta de sangue não é permitido”.

Verdade.

A recomendação é que os exames de laboratório sejam feitos antes da realização dos exames de imagem ou após 72 horas depois de realizado. Isso porque alguns exames de imagem exigem o uso de contraste por via oral, venosa, arterial e por outras vias, em situações específicas.

O contraste é uma substancia química aplicada para melhorar os resultados das imagens, em alguns casos. A quantidade utilizada em cada caso pode variar.

“É proibido ter relações sexuais nos dias que antecedem a coleta de sangue”.

Mito.

Apenas os exame de PSA (total e livre) e Espermograma exigem a abstinência sexual do homem. O PSA é um exame que costuma ser exigido para homens em processo de investigação de doenças relacionadas à próstata, por isso, algumas restrições são necessárias.

Para as mulheres, a abstinência sexual é uma recomendação que é exigida apenas para alguns exames ginecológicos, mas não cabe para exames laboratoriais.

“Fazer exame de sangue durante o período menstrual interfere nos resultados”.

Verdade.

Durante o período menstrual, as dosagens hormonais são alteradas, especialmente os hormônios sexuais. Por isso, no laboratório as mulheres são questionadas sobre quando ocorreu a ultima menstruação.

Este fato não impede que as mulheres façam exames durante a menstruação vez que os resultados serão balizados usando valores referencias que consideram este fato.

“A prática de atividades físicas altera o resultado do exame”.

Verdade.

A prática de atividades físicas gera a queima de calorias, que reduz os níveis de glicose no sangue, além de produzir metabólicos como o acido lático e a creatinofosfatoquinase (CPK).

Aos atletas e desportistas, é recomendado avisar ao laboratório sobre o hábito de se exercitar pois este precisa ser informado sobre a rotina de exercícios para considerar possíveis alterações dessas substâncias.

“Estar gripado ou resfriado não permite fazer exames de sangue”.

Mito.

Não há nenhum problema em realizar exames de sangue enquanto se está gripado ou resfriado, inclusive, alguns exames são usualmente solicitados para investigar se há algum tipo de infecção relacionada ao quadro de gripe. A febre porem, pode interferir nos resultados, por isso é necessário avisar o laboratório neste caso.

“É necessário ter uma dieta mais saudável na semana que precede o exame”.

Mito.

A recomendação médica é para que os pacientes mantenham uma alimentação normal, sem grandes alterações na dieta habitual durante os 15 dias que antecedem o exame. Do contrário, os resultados obtidos serão mascarados.

“O jejum total é obrigatório para todos os tipos de exames de sangue”.

Mito.

O Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico, em 2016, aboliu a necessidade de jejum nos exames que medem os níveis de gorduras no sangue.

Isso beneficia pacientes com diabetes, que corriam o risco de hipoglicemia (queda nos níveis de açúcar no sangue) pela falta de alimento, crianças e idosos.

Para as demais categorias de exames, permanecem as mesmas recomendações: 3, 4 ou 8 horas sem ingerir alimentos, sendo liberado o consumo de agua com moderação.

Vale lembrar que nunca se deve ultrapassar 14 horas de jejum.

Quer saber mais?

Dá um click no nosso Blog e confira dicas e informações sobre saúde, bem-estar e para os amantes de negócios, nós também publicamos algumas dicas valiosas de empreendedorismo. Confira!

 

Post Relacionados

Sobre o autor

Felipe Tostes

Deixar comentário.

Share This