Saúde

Pele ressecada: dicas simples para cuidar da pele neste inverno

Um dos primeiros sinais de que o inverno chegou é quando a pele começa a coçar, esse sintoma clássico é um ótimo indicador de que está na hora de dobrar os cuidados com a pele pois o inverno chegou e a pele ressecada também. Se você já está sentindo isso acontecer com você fique atenta à este post, aqui vamos dar dicas simples para você passar o inverno sem se coçar.

Pele seca e pele ressecada é a mesma coisa?

Embora muita gente pense que pele seca e pele ressecada sejam a mesma coisa, a pele seca ou xerose é um tipo de pele que possui um desequilíbrio ao nível das glândulas sebáceas, que não produzem uma quantidade ideal de oleosidade para lubrificar a região, podendo ser causada por mudanças climáticas, alterações hormonais e até condições genéticas, enquanto que o ressecamento da pele são causados por condições extrínsecas. Onde todos os tipos de pele podem apresentar desidratação, por conta do comprometimento da barreira de proteção da pele.

Existe uma barreira de proteção natural da pele?

A barreira de proteção da pele, também chamada de manto hidrolipídico, é uma espécie de película protetora da epiderme, constituída por 5 camadas (basal, espinhosa, granular, lúcida e córnea). O ressecamento e a coceira são causadas porque esta barreira fica comprometida quando a pele se desidrata. Outro conjunto de proteção são os fungos e microrganismos que habitam a nossa pele e que convivem em equilíbrio proporcionando benefícios à nossa pele.

O que causa o ressecamento da pele?

Além do clima de inverno existe outros fatores que podem levar o ressecamento da pele, são eles:

  • Clima frio e vento;
  • Exposição ao sol;
  • Uso constante de agua quente no banho;
  • Ingestão diária de agua insuficiente;
  • Atrito constante com roupas, sapatos ou com o chão;
  • Contato constante com cloro ou agua salgada;
  • Tratamentos estéticos
  • Medicamentos específicos, como anti-acne;
  • Uso de sabonetes adstringentes e inadequados para o tipo da pele;
  • Contato frequente com produtos químicos de limpeza.

Como cuidar da pele ressecada?

Basicamente os cuidados com a pele seca se resumem no binómio: Proteção & Hidratação. A proteção fica por conta do uso de protetores solares (fator 30 para cima), que devem ser usados pelo menos 2 vezes ao dia, mesmo para aqueles que dizem ficar em casa mas acabam se expondo um pouco ao sol. Há bons protetores com base, que devem ser usados ao invés das bases com protetor solar, vez que geralmente as bases com proteção usam fator de proteção baixo (15) que não protege a pele suficientemente.

Para hidratar a pele do rosto o ideal é apostar num hidratante potente, como um creme facial prebiótico, especialmente os que são enriquecidos com ceramidas e vitamina B3. Para o corpo, usar loções com ureia e manteiga de karité, e para regiões específicas, como mãos, pés, joelhos e cotovelos, opte por balsamos de rápida absorção com ativos como o pantenol e o madecassoside.

Durante o tempo frio, a pele fica mais fragilizada. Além da umidade reduzida, também consumimos menos agua e tomamos banhos mais quentes, isso tudo contribui para a pele ressecada. Adote hábitos de proteção e hidratação e se algum sintoma ficar agudo procure um dermatologista. O importante é se cuidar!

Post Relacionados

Deixar comentário.

Share This