“PARE DE PERDER TEMPO!”

Quantas vezes você já pensou que seu dia precisaria ter 24 horas para dar conta de tudo? Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que não tem tempo para cuidar da saúde porque o tempo é curto? E caso seu dia tivesse mais horas, você realmente conseguiria fazer tudo ou teria mais tarefas ainda para executar? Caso tempo não fosse o fator impeditivo, você cuidaria melhor de sua saúde? 

A verdade é que todos nós temos a mesma quantia de tempo disponível por dia, tempo mais do que suficiente para cumprir nossa rotina, o que pode estar faltando é o controle que temos do nosso tempo, ou melhor, a maneira como o administramos.

É aquela história: duas horas podem ser o suficiente para escrever um relatório, mas podem ser pouco tempo para dar conta de buscar as crianças na escola, ou pouquíssimo tempo para visitar o médico ou fazer aqueles exames que já estão atrasados.

A vida é um ambiente dinâmico e todo nós precisamos dar conta das atividades inesperadas que vão aparecendo ao longo do dia, juntamente com aquelas que são atividades rotina. É ai que entra a Gestão do Tempo: de acordo com ela, é possível organizar e planejar sua rotina, inclusive levando em consideração o inesperado.

Quer saber mais sobre como gerenciar o seu tempo? Então confira o restante deste post:

 

DO QUE SE TRATA A GESTÃO DO TEMPO?

Gestão do tempo, ou gerenciamento do tempo é o processo de organizar e planejar como o tempo deve ser dividido entre as diversas atividades de uma rotina. Um bom gerenciamento do tempo requer uma mudança no foco que se dá tanto para as atividades quanto para os resultados. Muitas pessoas associam o “estar ocupado” com produtividade.

Provavelmente você já se deparou com aquela situação onde você passou o dia começando diversas tarefas e não conseguiu concluir nenhuma. Isso acontece porque, de certa forma, estamos acostumados a ter que dividir nossas atenção com um grande numero de tarefas que surgem durante nossa rotina e muitas vezes nos comprometemos com atividades que não sabemos que podemos de fato cumprí-las, esse comportamento é mais frequente com pessoas que trabalham com uma agenda de planejamento a médio e longo prazo e fazem compromissos para serem executados com meses de antecedência. O que acontece é que, quando fazemos o compromisso, estamos engajados emocionalmente em realiza-los, mas chegada a data nosso cérebro já não tem o mesmo engajamento emocional, e cumprir o compromisso se torna algo árduo e pesaroso.

EXISTE ALGUMA FORMA PRÁTICA DE ORGANIZAR MELHOR O MEU TEMPO?

#01 Ter uma noção clara da equação Tempo Relógio & Capacidade.

Quando se conhece bem a capacidade de execução de um tarefa, seja ela a leitura de um livro ou o tempo que se gasta para fazer uma conta de matemática o planejamento das atividades fica mais racional. Quando for planejar suas atividades, ao lado da descrição da atividade responda a si mesmo: “Quanto tempo vai me custar a execução desta tarefa?”, mesmo se tratando de uma previsão, a soma dos tempos das tarefas vai facilitar a contagem de quantas tarefas poderão ser projetadas para aquele dia.

#02 Entender o que é prioridade ou não.

Não só no ambiente empresarial saber o que é prioridade é importante, na vida pessoal também. Ir ao médico, fazer check-ups regulares, me alimentar bem e nas horas certas, dormir bem, ter tempo para a família, o que é importante para você? As suas atividades e tarefas da semana estão alinhadas com o que é importante para você mesma ou seu tempo está sendo roubado? PRIORIZAR É ENTENDER QUE É IMPOSSÍVEL FAZER TUDO! Vai montar sua agenda? Deixe claro as atividades prioritárias e o que só deve ser executado caso todas as prioridades tenham sido concluídas.

#03 Cuidado com os ladrões de tempo.

São ladrões de tempo tudo que faz você se distrair e/ou não executar atividades que não lhe trazem nenhum resultado. Alguns mais comuns:

  • Celular
  • Computador
  • Companhia de amigos
  • Falta de objetividade
  • Transito
  • Falta de planejamento

#04 Use os recursos eletrônicos, não seja usado por eles.

“Excesso de grupos de Whatsupp”

“Compartilha informações inúteis nas redes sociais”

“Divide a atenção com coisas sem importância alguma”

Se você enfrenta alguma dessa situações acima, é um sinal que está perdendo seu tempo com as tecnologias de comunicação. Ligue o botão de alerta!

#05 Autoconhecimento

A Bíblia disse: ..”conheça a ti mesmo…” não foi em vão. Esta é a tarefa mais difícil e demanda tempo e observação. Faça uma pesquisa consigo mesma e pergunte: Onde estão as suas ansiedades? Como está a relação entre seu tempo e suas prioridades? O que você tem feito do seu tempo fora dos olhares? Qual é seu foco de vida?

Responder à estas perguntas pode levar algum tempo, mas nelas estão a chave para descobertas não só de como usar melhor o seu tempo e “ter mais tempo para si mesma”, como também, conhecer a si mesma para gerar melhores resultados com o tempo disponível que você tem, que é para todos nós, 24 horas apenas.

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