Nós sabemos que nenhum gestor consegue atingir a perfeição nos negócios, porém, muitos ainda insistem em negligenciar aspectos básicos de administração que poderiam colocá-los em um patamar melhor. Isso vale para a gestão da clínica quando não se investe em tecnologia e há descontrole no gerenciamento financeiro.

Como a gestão na área da saúde é complexa, uma vez que ela envolve uma combinação única de fatores (administrativos, empresariais e a vida de seres humanos), não há espaço para que se cometa falhas. O gerenciamento deve ser de excelência, feito por profissionais capacitados e dispostos a darem o melhor de si. 

Que tal conhecer os erros mais comuns na gestão da clínica? Acompanhe o conteúdo.

1. Não investir em tecnologia

A tecnologia exerce um papel fundamental na boa gestão de todos os tipos de negócio, inclusive a clínica médica. Um software de gerenciamento possibilita mais precisão e menos falhas nos processos, otimizando os resultados e aumentando a rentabilidade.

Em vez de os profissionais focarem seus esforços na remarcação de consultas e exames ou no controle da fila de espera dos pacientes — que são dois pontos facilmente gerenciados por um software —, eles se dedicarão às demais atividades que necessitam de análise e menos esforço repetitivo.

O software de gestão para a clínica permite a marcação de exames e consultas pelo site ou aplicativo, manda lembretes avisando dia e horário e ainda gerencia a fila de espera com o auxílio de um painel eletrônico.

2. Não motivar e treinar os colaboradores

Da mesma forma que você oferece as ferramentas ideais para que os seus colaboradores desenvolvam um trabalho eficiente, é necessário trabalhar outros dois lados pouco vistos por quem gerencia: motivação e capacitação.

Quando os profissionais são motivados, a clínica médica tem maiores chances de crescer. Essa motivação não deve ser transmitida somente por um salário justo, mas, por políticas de incentivo como a meritocracia e o feedback.

Já a capacitação da equipe vem por meio de treinamentos que proporcionam a base necessária para que todos consigam desenvolver bem o próprio trabalho. Amarradas, a motivação e a capacitação criam um time sempre disposto a vencer.

3. Não respeitar o tempo de espera dos pacientes

O atraso no atendimento em clínicas médicas é um erro que foi institucionalizado e muitos profissionais ainda o consideram necessário para garantir a agenda cheia durante o dia. O fato é que as pessoas que estão na sala de espera também têm compromissos e contam com o cumprimento do horário agendado.

Pelo fato de a saúde ser um serviço essencial, muitos gestores ignoram que os pacientes também são consumidores. Eles têm opiniões e o poder da escolha. Quando não há um bom atendimento, os pacientes podem trocar de clínica médica e de profissional — além de colocarem suas impressões nas redes sociais, para o conhecimento do público.

4. Não levar a sério a gestão das finanças

Como a clínica médica é um negócio, ela deve ter as finanças bem geridas para conseguir se sustentar e obter recursos para crescer. Nesse contexto, o fluxo de caixa deve estar sempre atualizado e ter todas as entradas e saídas devidamente registradas.

O balanço que é gerado pelo fluxo caixa aponta para os resultados, mensurando os esforços, mantendo as contas pagas em dia e permitindo que planos para novos investimentos a médio e longo prazos sejam feitos.

É fundamental que, na gestão das finanças, você não misture vida pessoal e profissional. Evite que os seus gastos individuais sejam cobertos pelos recursos da clínica. A mistura deles reflete na perda de controle financeiro.

5. Não investir em marketing

O investimento em marketing é fundamental para manter a atual base de clientes fidelizada e ainda atrair mais pacientes para a clínica. A criação de perfis nas redes sociais, por exemplo, permite um contato maior entre a clínica e os pacientes.

Aproveitando os dados fornecidos pelas pessoas no cadastro, como nome e e-mail, pode-se pensar também em uma estratégia envolvendo e-mail marketing. Os pacientes podem receber e-mails com conteúdos educativos e lembretes de agendamentos de consultas ou exames.

Agora que você já sabe o que não fazer na gestão de uma clínica, aproveite para seguir as nossas redes sociais: Facebook e Twitter. Você encontrará mais informações, dicas e conteúdos relevantes para a sua rotina profissional na área da saúde.

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