Muito provavelmente, você já ouviu falar que é necessário fazer o controle de colesterol. Entretanto, você sabe exatamente o que isso significa? Já conhece os benefícios que a prática pode trazer para a sua saúde?

Neste artigo, vamos esclarecer todas as suas dúvidas. Confira!

O que é o colesterol?

O colesterol é uma gordura (lipídio) necessária em nosso organismo para o seu bom funcionamento, por fazer parte das membranas das células. As células são formadas por proteínas e colesterol – responsável por permitir o fluxo da entrada de nutrientes e saída de excretos.

Dessa forma, existem dois tipos de colesterol: o “bom” (HDL –  não se aloja nas veias, apenas transporta o colesterol até o fígado, onde é eliminado do organismo) e o “ruim” (LDL – se aloja nas paredes das artérias, provocando a sua obstrução e transportando o colesterol do fígado para os demais tecidos do corpo).

É com esse colesterol “ruim” que precisamos ter muito cuidado! Por isso, fazer exames de rotina, praticar exercícios e ter uma alimentação saudável são algumas estratégias importantes para o controle de colesterol.

Estratégias para controle de colesterol

Reduza a gordura saturada do cardápio

Com certeza você já sabe que é necessário ter uma alimentação balanceada para que o organismo funcione corretamente. Quando falamos em diminuir as gorduras, logo pensamos em alimentos fritos – mas a gordura saturada não está presente somente na batata frita! As maiores fontes de gordura saturada são:

  • carne bovina;
  • aves com pele;
  • leite integral;
  • queijo;
  • produtos de panificação;
  • molhos para salada/maionese.

Você deve estar pensando: isso significa que não posso mais comer esses alimentos? Negativo! Você pode comer de tudo, desde que em poucas quantidades e com pouca frequência, acompanhado de uma alimentação saudável, da avaliação de seu médico e da prática de exercícios físicos.

Consuma mais ômega 3

Costumamos dizer que o ômega 3 é uma gordura aliada do coração e do cérebro. Isso porque essa fonte de gordura é chamada de poli-insaturada. Isso quer dizer que ela é composta por ácido alfa-linolênico (ALA), ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenoico (DHA).

Essa substância é importante para a saúde cardiovascular e sistema visual e cerebral, mas o nosso corpo não consegue produzir esse tipo de gordura. Assim, é necessário ingeri-la através de alimentos ou suplementos. No caso de alimentos, você pode optar por:

  • peixes e demais animais marinhos;
  • chia;
  • linhaça.

Pratique exercícios físicos 

Para o controle de colesterol, nada vai adiantar manter hábitos sedentários. É necessário levantar do sofá e começar a praticar exercícios físicos! O importante é encontrar uma atividade agradável, que não seja vista como total sacrifício. Experimente natação, hidroginástica, pilates, yoga, dança…

Os exercícios vão ajudar o seu metabolismo a acelerar e funcionar corretamente, além de queimar as gorduras impróprias do corpo, proporcionando bem-estar e saúde para o seu organismo.

Consuma mais fibras

Para ter uma dieta saudável, também é importante o consumo de fibras. Elas são responsáveis por melhorar o trânsito intestinal, controlam o diabetes e também o colesterol. As fibras estão presentes em:

  • aveia;
  • cevada;
  • verduras leguminosas;
  • cereais integrais.

Controlar o colesterol é muito importante para manter uma vida mais saudável e garantir o bom funcionamento do organismo. Adotando as nossas dicas, você pode aumentar bastante o seu bem-estar e qualidade de vida!

Agora que você aprendeu mais sobre o controle de colesterol, entre em contato conosco para saber como podemos ajudar a melhorar a sua saúde!

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1 comentário

  • Parabéns pelas dicas, principalmente sobre o colesterol. Travo uma frequente luta no controle das taxas. Conhecendo mais, isso irá ajudar a manter as taxas em níveis considerados normais.

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