Todos os anos, quando o frio começa, o vírus da gripe passa a ser notícia outra vez. São recomendações para cuidar da saúde e prevenir a doença, campanhas de vacinação e notícias sobre novos casos.

Junto com toda essa informação surgem também muitas dúvidas, e para ajudar a esclarecer algumas delas preparamos este post. Continue lendo para descobrir quais são os mitos e verdades a respeito do vírus da gripe e se informe melhor para se prevenir contra ele.

O vírus da gripe

A gripe é uma infecção que acomete mamíferos, sendo provocada pelos vírus da família influenza. Eles são classificados em grupos A, B e C, porém, apenas os dois primeiros apresentam risco para a saúde dos humanos. O mais perigoso é o vírus da influenza A. Ele tem uma alta capacidade de realizar mutações, dificultando o tratamento, e apresenta subtipos. Desses, o H1N1, H2N2 e H3N2 são aqueles com mais complicações.

Para ajudar a prevenir a contaminação pelo vírus da gripe existe a vacina, porém, nem sempre as pessoas aderem a essa proteção em função de diversos mitos e verdades, tanto sobre a vacina como o vírus e ainda outras questões relacionadas a ambos. Para dar um fim nessas especulações e falsas crenças, veja a seguir os mitos e verdades sobre o vírus da gripe e a doença em si.

Mitos

A vacina pode causar gripe

Essa é uma dúvida comum e também um medo que inibe a adesão às campanhas. Na verdade, a vacina não causa gripe porque contém apenas fragmentos do vírus inativo. Isso significa que ele não é capaz de provocar a doença, mas se a pessoa estiver com um vírus incubado em seu organismo, o sistema imunológico reagirá.

O resfriado pode virar gripe e depois pneumonia

Outro grande mito, porque os agentes causadores do resfriado, da gripe e da pneumonia são totalmente diferentes. O resfriado é causado por vírus da família Rhinovirus, principalmente. O vírus da gripe é da família influenza e a pneumonia é provocada por uma bactéria.

O que acontece é que quando o sistema imunológico está debilitado fica mais sujeito a manifestar outras doenças, por isso pode acontecer de uma pessoa resfriada ficar gripada, ou estar com vírus da gripe e contrair a bactéria da pneumonia.

Choque térmico causa gripe

O que causa resfriado ou gripe é um vírus e não choque térmico. Na verdade, o que ele provoca é uma redução da capacidade imunológica do organismo. Ou seja, se a pessoa sair do quente para o frio ou vice-versa, e ainda se pegar alguma friagem, o seu sistema imunológico pode ficar abalado. Se ela estiver com um vírus incubado, ele encontrará uma oportunidade para se manifestar.

Verdades

A gripe é mais comum no inverno

De fato, há mais casos da doença durante os meses mais frios. Isso acontece em função da aglomeração de pessoas, dos ambientes mais fechados e da queda da imunidade. Assim, o vírus da gripe circula com mais facilidade.

O vírus da gripe mata

Sim, ele realmente pode levar o indivíduo ao óbito, e é por isso que as campanhas de vacinação e as medidas de prevenção devem ser tratadas com seriedade. O sistema imunológico fica debilitado e a pessoa enfraquecida. O comprometimento orgânico pode causar sua morte, além do fato de ficar mais exposta a outros agentes perigosos.

É preciso tomar vacina todos os anos

É essencial se vacinar todos os anos contra o vírus da gripe porque ele sofre mutações, então, a vacina varia um pouco anualmente. Além disso, ela possui uma durabilidade no organismo, que é cerca de 12 meses. Depois disso perde o seu efeito e a pessoa está desprotegida.

O vírus da gripe exige uma atenção constante de todos nós, com cada um fazendo a sua parte para se prevenir e evitar a disseminação desse agente nocivo. Outra forma de se cuidar é mantendo uma boa higiene, uma alimentação equilibrada e evitando aglomerações em ambientes muito fechados.

Já tomou a sua vacina este ano? Deixe seu comentário e conte para a gente o que você faz para se prevenir contra o vírus da gripe.

Post Relacionados

Deixar comentário.

Share This