Nos dias atuais, é raro encontrarmos uma pessoa que não tenha uma conta no Facebook, no Twitter, no Instagram ou no Snapchat. É por esse motivo que o marketing para redes sociais tem sido cada vez mais utilizado pelas clínicas médicas, que adotam tais ferramentas para o desenvolvimento de estratégias de divulgação e de relacionamento com seu público.

No entanto, para ter sucesso com as redes sociais do seu consultório, é importante que você esteja atento a alguns pontos como o cumprimento das normas do Conselho Federal de Medicina (CFM), a definição de público e de persona, a escolha da plataforma ideal, a produção de conteúdo de qualidade e a interação com seus seguidores. Confira!

1. Siga as normas do CFM

O CFM define regras e normas para a publicidade médica, seja ela nos meios convencionais ou nos digitais. Por isso, é necessário estar bem atento para que os materiais publicados nas redes sociais estejam de acordo com a regulamentação.

Por exemplo, o Conselho proíbe que o médico publique selfies com seus pacientes ou exiba fotos do resultado de um tratamento, como o antes e o depois de uma cirurgia plástica.

2. Faça um estudo de público e de persona

Para que a sua estratégia seja mais assertiva, faça um estudo de público e de persona, a fim de que o conteúdo produzido seja direcionado para quem busca pelos serviços da sua clínica.

Diferente de público-alvo, uma persona é uma personagem semifictícia criada para servir como um modelo do paciente ideal para o seu consultório. Ela deve ser elaborada por meio de relatórios de pesquisa, entrevistas com pacientes reais, etc.

3. Escolha a rede social ideal para o seu negócio

Embora a maior rede social atualmente seja o Facebook, nem todos estão lá. Os jovens, por exemplo, preferem outras plataformas como o Instagram e o Snapchat.

Logo, se você deseja atingir esse tipo de público, não adianta utilizar somente a plataforma de Mark Zuckerberg. É por isso que o estudo e a segmentação da sua persona são tão úteis.

4. Produza conteúdo de qualidade 

Saiba que pouco serve criar uma página ou um perfil nas mídias sociais se eles não forem alimentados periodicamente com conteúdo de qualidade e de interesse do seu público.

Na área médica, além de divulgar o seu consultório, você pode utilizar o marketing de conteúdo para elaborar textos, infográficos, vídeos e outros materiais com dicas de saúde, por exemplo.

5. Interaja com os seus seguidores

As redes sociais são um canal de relacionamento. E, como em uma conversa, é fundamental atender bem os seguidores da sua clínica também nessas plataformas.

Procure sempre esclarecer as dúvidas, responder os questionamentos e fornecer as informações solicitadas pelo público em suas redes sociais. Você também pode investir em recursos como a marcação de consultas pelo chat do Facebook, por exemplo.

Gostou das nossas dicas de marketing para redes sociais em clínicas médicas? Então, aproveite a visita e leia também o nosso artigo que fala sobre o índice de esforço ao cliente.

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