Você sabe qual a importância da vacinação?  Por ser um mecanismo de defesa no combate a agentes infecciosos e bacterianos, ela é uma das medidas mais eficazes na prevenção de doenças.

Com a vacinação, evita-se a proliferação e/ou agravamento de enfermidades no corpo e, em casos mais extremos, a morte. O Ministério da Saúde possui um calendário de vacinação que deve ser seguido em cada etapa da vida. Você sabe quais são elas? Confira as principais vacinas que devem ser feitas no seu laboratório de confiança!

Vacinação em adultos

Ao contrário do que muitos pensam, a vacinação não é um procedimento obrigatório apenas na infância. Manter a carteira de vacinação em dia é tão importante que se tornou um critério para seleção de pessoas no mercado de trabalho, inclusive.

Confira abaixo as vacinas mais indicadas para adultos e qual a importância da vacinação nessa fase:

Hepatite A e B

A hepatite A e B é uma doença contagiosa que é responsável por atacar o fígado, causando câncer e cirrose. A vacina dupla pode ser feita por adultos que não tomaram a primeira dose quando crianças e, assim, torna-se necessário realizar 3 doses com intervalo de 1 e 6 meses após a primeira aplicação.

Vacina tríplice viral

A vacina da tríplice viral previne contra 3 doenças que normalmente são manifestadas em crianças:

  • sarampo;
  • caxumba;
  • rubéola.

Quando essas doenças são manifestadas na vida adulta, elas são muito perigosas, pois podem deixar sequelas graves: a caxumba pode causar infertilidade masculina; enquanto a rubéola, se adquirida na gestação, pode provocar cegueira no feto. 

Ao longo da vida é necessário tomar duas doses dessa vacina com intervalo de um mês (dependendo da idade!)

Vacina tríplice bacteriana

A vacina tríplice bacteriana combate doenças respiratórias, cujos principais sintomas são tosse, dor de garganta, febre e dificuldade para respirar:

  • difteria;
  • coqueluche;
  • tétano.

Essa vacinação deve ser feita quando criança e reaplicada a dose de reforço a cada 10 anos na fase adulta, sempre mediante orientação médica.

Vacinação em crianças

Desde o nascimento, as crianças precisam de atenção especial no combate e prevenção de doenças. As vacinas são seguras e provocam apenas uma possível irritação e dor no local da picada e, em alguns casos, febre moderada. Esses sintomas são comuns e devem ser observados, pois são uma resposta positiva do organismo. Ressaltamos que a vacinação deve ser feita com o acompanhamento médico.

Hepatite A e B

A vacina da hepatite A e B combate, conforme explicamos anteriormente, doenças no fígado. A imunização da doença deve ocorrer a partir dos 12 meses de vida da criança.

Poliomielite

É uma vacina trivalente contra a paralisia infantil. Essa prevenção é muito importante, já que o vírus da poliomielite ataca os neurônios motores, o que causa a paralisia dos membros. A vacina deve ser aplicada a partir dos 12 meses de vida e reaplicada 2 doses (aos 6 e aos 8 meses) com reforços entre 15 e 18 meses e aos 5 anos de idade.

Pneumocócica 10

A vacina é feita a partir dos 12 meses de idade e previne contra as seguintes doenças:

  • Meningite;
  • Pneumonia;
  • Otite (infecção no ouvido)

Tetra Viral

A Tetra Viral deve ser aplicada em uma dose única aos 15 meses de idade. Tem como objetivo a prevenção das seguintes doenças:

  • caxumba;
  • rubéola;
  • sarampo;
  • varicela (ou catapora)

Meningocócica

A vacina meningocócia é aplicada com duas ou três doses no primeiro ano de vida. É uma vacina que combate a meningite (doença infecciosa) em crianças de até 4 anos. Aos 15 meses é recomendado um reforço da vacina.

HPV

Também chamada de papiloma vírus, é uma doença que previne o câncer do colo do útero. Antigamente era recomendada uma dose única para meninas de até 15 anos de idade. Contudo, o Ministério da Saúde adotou novas regras ampliando a vacinação em meninos de até 15 anos, a fim de prevenir o câncer de pênis, garganta e ânus.

Você conhecia a importância de manter o calendário de vacinação em dia? Agora que você sabe qual a importância da vacinação e quais são as suas principais doses, assine a nossa newsletter e fique por dentro de nossos conteúdos exclusivos!

Post Relacionados

Deixar comentário.

Share This