Os avanços da tecnologia na medicina têm beneficiado a vida de muitas pessoas e organizações. É muito comum perceber suas vantagens na rotina de diagnósticos e procedimentos que, além de mais acessíveis, contribuem, em muitos casos, para a segurança do paciente.

Sabemos, também, que a tecnologia nos exames laboratoriais é um dos fatores que mais ajudam para melhorar a qualidade dos serviços de diversas clínicas e consultórios, sendo um dos aspectos que colaboram diretamente na gestão hospitalar.

Pensando nisso, apresentamos, neste texto, 3 pontos positivos em que a tecnologia nos exames laboratoriais é fundamental para a rotina médica. Confira:

Organização da rotina de diagnósticos e operações

O volume de demandas nos procedimentos de diagnósticos e operações de clínicas e hospitais está cada vez maior. Para manter uma boa gestão desses procedimentos e resultados, muitas clínicas utilizam softwares de gestão para otimizar seus processos.

Mesmo com isso, a participação de laboratórios nesse processo é fundamental para a organização dessa rotina, uma vez que eles contribuem para manter o fluxo das informações e andamento de diagnósticos e tratamentos. 

Pensando no lado dos profissionais de saúde, existem sistemas que são fundamentais para a eficiência no gerenciamento de clínicas, consultórios e hospitais. Diversas demandas, como agendamento de consultas, resultados de exames, prontuário médico ou, até mesmo, a gestão financeira e administrativa são indispensáveis para a gestão da clínica.

Outro ponto importante é que a medicina busca oferecer o que existe de melhor aos pacientes. E isso envolve evolução dos equipamentos, qualidade no atendimento ao paciente e otimização de tempo nos resultados de exames e laboratoriais, itens que podem ser conquistados com o uso da tecnologia.

A tecnologia na medicina garante a segurança e privacidade do paciente

Para o paciente, existem diversas áreas em que a tecnologia é uma aliada para todos os aspectos da sua vida. Afinal, dispositivos móveis, aplicativos e a utilização da internet fazem parte da rotina e também são uma forma de cuidar da saúde.

Diversas clínicas, laboratórios e hospitais utilizam tais recursos para otimizar o tempo nos resultados de exames, procedimentos e, assim, melhorar a qualidade de vida do paciente. O uso de plataformas online é outro recurso que visa tirar dúvidas, aproximar mais o atendimento e promover soluções que otimizem a gestão de empresas e o cotidiano das pessoas.

Um dos exemplos claros de melhoria na segurança do paciente é o prontuário eletrônico. A redução de riscos ligados à caligrafia de documentos, armazenamento de informações, duplicidades de prontuários e informação disponível em tempo real são fatores relevantes, tanto para a clínica médica quanto para os pacientes. 

Há também a evolução no atendimento prestado por laboratórios, que oferecem diversos tipos de serviços relacionados a exames e diagnósticos que podem ser feitos em domicílio, facilitando a vida e melhorando a qualidade e segurança do paciente.

Redução completa da taxa de erros nos diagnósticos

Um dos principais problemas apontados em erros de diagnósticos é a falha na comunicação entre médicos. A informação fornecida por pacientes e familiares pode influenciar diretamente o diagnóstico e as decisões.

Nesse sentido, a tecnologia na medicina oferece soluções em tratamentos, além da unificação e disponibilidade de informações de maneira mais ágil e eficaz. 

A transformação na gestão da saúde e o aumento de diagnósticos mais preciso por parte de laboratórios influem diretamente no tempo de atendimento em clínicas e hospitais. O acesso rápido às informações automatizam processos e apoiam as tomadas de decisão de forma eficiente, melhorando a performance da equipe médica e da instituição.

É muito claro que a tecnologia otimizou o fluxo de trabalho de profissionais da área da saúde, mas também a qualidade de vida dos pacientes. Um estudo feito pela Accenture, com médicos brasileiros, mostra que 61% deles utilizam ferramentas de TI para a gestão de seus consultórios e clínicas.

Buscar a qualidade de vida de profissionais e pacientes é sempre uma vantagem competitiva para qualquer clínica ou hospital. Isso tudo primando pela melhoria nos processos de gestão e otimização de custos.

Quer saber mais sobre o uso da tecnologia na medicina, diagnósticos e resultados de exames laboratoriais? Entre em contato e veja como aplicar os recursos tecnológicos em seus processos!

Post Relacionados

Deixar comentário.

Share This