Quando foi a última vez que você fez o controle da pressão arterial?

A pressão arterial é aquela causada pelo sangue dentro dos vasos sanguíneos. Isso ocorre devido à força dos batimentos cardíacos, ou seja, a quantidade de sangue que é bombeada pelo coração.

Devemos ressaltar que não há um valor fixo, igual para todas as pessoas. Ela pode variar instantaneamente, pois depende do estado em que você se encontra no momento da aferição — em repouso, com ansiedade, sob estresse ou se movimentando. O considerado normal é de 12/8.

Além de fazer um acompanhamento para checar se a pressão está normal, alguns cuidados para mantê-la no nível adequado devem ser tomados. Listamos os principais a seguir.

Aprenda a controlar o seu estresse

Quando estamos estressados, a nossa pressão arterial sobe para que uma maior quantidade de sangue possa circular pelo corpo. Já notou que, quando isso ocorre, o seu coração pulsa com mais velocidade? Isso significa que ele está bombeando mais, fazendo com que o nosso corpo dilate as veias para permitir essa circulação.

Se esse tipo de situação raramente acontece, isso não costuma impactar negativamente em sua saúde. O problema é quando se vive em completo estado de atenção e estresse. Por isso, é importante que você encare a vida com mais leveza e reduza a quantidade de momentos que lhe tiram do sério.

Evite o cigarro e as bebidas alcoólicas

Todas as pessoas associam o cigarro aos males causados nos pulmões, mas são poucas aquelas que sabem que ele também é responsável por um grande número de doenças cardiovasculares, que aumenta a pressão arterial e ainda danifica as artérias. Se você não consegue parar de fumar, busque tratamento.

O mesmo vale para as bebidas alcoólicas. Não tem problema tomar um drink ou uma cervejinha de vez em quando. Você se expõe aos riscos das doenças cardiovasculares quando faz a ingestão descontrolada, afinal, nós sabemos que tudo que é ingerido em excesso faz mal.

Fique de olho nos alimentos consumidos

Escolha com bastante cuidado os alimentos que serão ingeridos. Uma dieta pobre em nutrientes, vitaminas e minerais pode colaborar com o descontrole da pressão arterial. Portanto, faça refeições mais equilibradas e inclua frutas, verduras, legumes e carnes magras em seu prato.

Se você tem dificuldade em montar um cardápio mais nutritivo, busque o auxílio de um nutricionista. O médico cardiologista também ajuda nesse processo, indicando os alimentos que você pode consumir. A parceria entre esses dois profissionais rende uma saúde bem cuidada e em dia.

Reduza a quantidade de sal nos alimentos

O sal é um dos maiores vilões da saúde do nosso corpo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que nós, brasileiros, consumimos duas vezes mais sódio que o recomendado. A nossa gastronomia é tão rica em temperos, molhos e outras formas de dar gosto à comida, que o consumo de sal pode ser facilmente diminuído ou substituído.

Exercite-se e faça exames de rotina

As atividades físicas, mesmo as moderadas, conseguem melhorar os sistemas pulmonar e cardiovascular. Você pode, portanto, fazer caminhadas e outros exercícios aeróbicos. Contudo, antes de iniciar os treinos, converse com um médico para saber quais são as melhores atividades físicas para o seu corpo.

Nessa conversa, ele determinará o tipo de exercício, a intensidade e a frequência ideal para você. Essa avaliação é fundamental para que lesões sejam evitadas. Do mesmo modo, as consultas médicas e exames de rotina são fundamentais para a manutenção do bem-estar da sua saúde. Realize um check-up anual para saber se está tudo bem e prevenir o surgimento de doenças.

O controle da pressão arterial depende, basicamente, da sua iniciativa. Somente o cuidado constante com a saúde permite que você tenha uma qualidade de vida melhor, reduzindo as chances de contrair doenças ou desenvolver fatores de risco, como o colesterol — tipo de gordura que não se dissolve no sangue.

Vamos falar mais sobre colesterol? Escrevemos um artigo, explicando detalhadamente como ele se forma, quais são os seus tipos e como o controle deve ser feito.

Post Relacionados

Deixar comentário.

Share This