O exame de sangue é um dos mais requisitados por médicos, para avaliar a situação de defesa do organismo do paciente e se seus níveis orgânicos estão equilibrados. Apesar de existirem diversos tipos de exames de sangue, para um resultado fiel em todas eles é fundamental seguir corretamente o preparo exame de sangue.

O que as pessoas não entendem, às vezes, é a necessidade de seguir os protocolos para a realização da coleta da amostra sanguínea. Muitas se perguntam o porquê de ter que seguirem os passos.

Neste artigo, vamos responder algumas questões que farão você entender a importância de seguir as recomendações médicas corretamente. Boa leitura!

Por que fazer jejum antes do exame de sangue?

Você provavelmente sabe que o jejum é requisito básico antes da coleta de sangue, na maioria das análises a serem feitas. O período desse jejum varia dependendo do propósito da análise, do exame, da idade do paciente e das suas condições de saúde.

Por isso, substâncias presentes nos alimentos e bebidas podem alterar o resultado da amostra sanguínea, dificultando o diagnóstico do problema. Por exemplo, os açúcares e gorduras presentes em carboidratos podem alterar os níveis de glicose, triglicerídeos e colesterol e afetar o resultado. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas por pelo menos 3 dias antes da realização do exame. Isso porque as doses, por mínimas que sejam, interferem na taxa de triglicerídeos.

Por que o exame de próstata também requer preparo?

O PSA é o exame que auxilia a verificar alterações na próstata e a informação também é retirada de amostras de sangue do paciente. Isso porque, apesar de o PSA estar mais contido no sêmen, quando uma grande quantidade dele vaza para o sangue significa que há alteração na próstata.

Antes da coleta de sangue para PSA, também é necessário um leve jejum alimentar por 4 horas. Além disso, atividades como sexo, ejaculação, esportes ou mesmo alongamentos que resultem em estimulação do períneo não devem ser feitas nas 48 horas que antecedem o exame.

Quais os outros preparos para exame de sangue?

Alguns outros fatores cotidianos para muitas pessoas podem gerar alteração na análise do sangue, e, consequentemente, fazer médico e paciente assustarem-se ou seguirem tratamento errôneo.

Veja algumas recomendações a seguir antes de realizar a coleta de sangue:

  • não fumar;
  • beber o mínimo de água possível no jejum;
  • avisar ao médico se estiver tomando algum medicamento;
  • informar o período do ciclo menstrual quando for solicitado exame hormonal feminino.

Seguir os protocolos de preparo para exame de sangue é fundamental para evitar erros de análise. Ou seja, dificilmente o erro pode ser do laboratório, caso o paciente não tenha seguido as normas corretas antes da coleta do material.

Em casos de dúvidas no resultado, um novo exame pode ser solicitado pelo paciente, especialmente se ele se lembrar de que não seguiu as recomendações médicas para realizá-lo na primeira vez.

Cometer esses erros é algo muito comum, já que hábitos podem ser difíceis de conter, e não deve haver vergonha em relatar ao médico ou ao enfermeiro da coleta caso tenha pulado algum passo do protocolo. A comunicação com franqueza é a melhor forma para uma saúde preventiva de qualidade.

Quando precisar fazer coleta para exame de sangue, siga adequadamente as recomendações e procure um laboratório seguro e com qualidade máxima para que não haja erros. 

Post Relacionados

Deixar comentário.

Share This