Os profissionais da área de saúde estão entre os que têm mais dificuldades em adequar os seus horários de trabalho para conseguir um dia a dia saudável e uma rotina tranquila. Essa área de atuação está entre as mais estressantes do mercado e, por isso mesmo, é importante aprender como médicos podem conciliar vida pessoal e profissional.

O lado bom dessa história é que, por meio de um conjunto de atitudes simples, porém estratégicas, é possível reverter esse quadro, melhorando o funcionamento da clínica e até a relação com a família. Ficou interessado? Então confira as dicas que preparamos a seguir:

Aposte no uso da tecnologia

A tecnologia pode ser uma forte aliada para quem quer aprender como médicos podem conciliar a vida pessoal e profissional. Existem algumas opções que ajudam a organizar a rotina e minimizam a perda de tempo. Em uma clínica, por exemplo, os prontuários eletrônicos ajudam a trazer mais eficiência e dinâmica.

Os aplicativos também não podem deixar de fazer parte dessa lista. Atualmente, temos programas que funcionam como agendas digitais, relembrando os compromissos e organizando os horários, com lembretes e atualizações em tempo real. O melhor de tudo é que você pode tê-los em seu smartphone, e muitos desses aplicativos são gratuitos.

Tire momentos para você

Tirar momentos para si mesmo é um desafio muito comum dos profissionais de medicina, pois eles já vêm com o pensamento de esforço máximo desde antes mesmo da faculdade, quando enfrentavam os vestibulares mais concorridos do país. No entanto, é preciso aprender a mudar esse paradigma para se dar um descanso eventualmente.

Não caia na tentação de colocar as suas necessidades sempre em último lugar. Descubra situações que energizem o seu astral e reserve um tempo para essas atividades. Valorize também o seu período de férias e aproveite para estar com a sua família e as demais pessoas importantes da sua vida.

Aprenda a delegar

Aprender a delegar tarefas também é uma atitude muito importante para os profissionais de saúde que desejam conciliar o sucesso na vida social com o êxito no trabalho. Dentro desse contexto, é muito importante confiar na sua equipe, por mais desafiador que isso possa parecer para um médico.

Deixe a cargo deles as tarefas que não são exclusivamente da área médica, como ligar para os clientes, marcar retornos, lidar com fornecedores, negociar com os planos de saúde e tudo o que você julgar que eles tenham competência para fazer. Faça isso também no âmbito pessoal, apostando na colaboração de outras pessoas com o seu dia a dia.

Tente estar mais presente

Por fim, os médicos podem conciliar a vida pessoal e profissional com mais facilidade se tentarem estar mais presentes no dia a dia da sua família e dos amigos. Isso não é simples, mas é importante que você faça um esforço a mais para estar em casa, no happy hour ou nas apresentações dos seus filhos.  

Policie-se para viver o momento com toda a intensidade, sem ficar pensando apenas no retorno financeiro ou no futuro. Boas ações para ter mais sucesso nessa empreitada são trabalhar perto de onde você mora ou adotar algumas atitudes como levar ou buscar diariamente as crianças na escola.  

Aprendeu como médicos podem conciliar vida pessoal e profissional? Conte para nós sua opinião sobre o assunto nos comentários! 

Post Relacionados

Deixar comentário.

Share This