O colesterol é um tipo de gordura presente, naturalmente, em todas as células do corpo humano. Contudo, embora seja fundamental para o funcionamento do organismo, o colesterol alto pode levar a uma série de problemas de saúde. E essa condição tem se tornado cada vez mais frequente. Segundo o site ISTOÉ, a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2014, apontou que 18,4 milhões de brasileiros têm problema de colesterol alto.

Diante disso, neste artigo vamos explicar o que é o colesterol alto e quais são os seus sintomas e consequências, para que você saiba como mantê-lo em níveis saudáveis. Acompanhe!

O que é o colesterol?

O colesterol é uma substância química gordurosa que compõe as membranas das células e se encontra presente no sangue, coração, cérebro, nervos, pele, intestinos e músculos. Dessa forma, o corpo utiliza naturalmente o colesterol para auxiliá-lo nas diversas funções vitais e produzir alguns hormônios, como testosterona, cortisol, estrógeno, além da vitamina D e ácidos biliares.

A maior parte do colesterol é sintetizada no fígado e, posteriormente, conduzida no sangue por proteínas especiais, conhecidas como lipoproteínas, que são responsáveis pela distribuição do colesterol para todas as células do organismo. Os mais importantes são o LDL (mau colesterol) e o HDL (bom colesterol).

O LDL pode ser bem danoso ao organismo, pois seu excesso na circulação produz o acúmulo de placas de gorduras nas paredes das artérias, que progressivamente vão causando o seu estreitamento ou entupimento — aumentando, assim, o risco de doenças coronarianas. Já o HDL conduz o colesterol para o fígado, para que ele seja eliminado do organismo.

Quais são as principais causas do colesterol alto?

Entre as causas mais comuns do colesterol alto está uma alimentação pouco saudável, rica em gorduras trans, saturadas e açúcares, que elevam rapidamente o colesterol ruim no sangue. No entanto, a alimentação inadequada não é a única vilã do colesterol alto.

Fatores como excesso de peso, histórico familiar, inatividade física — além de hábitos de uma vida pouco saudável, como o tabagismo ou o consumo de bebidas alcoólicas — também podem favorecer o surgimento desse problema.

Quais são os sintomas e os riscos desse problema?

Como dissemos, o colesterol alto, por si só, não causa nenhum tipo de sintoma, mas é um fator de risco para o aparecimento de outras doenças. Isso porque o seu acúmulo nas artérias reduz significativamente a quantidade de fluxo sanguíneo que chega aos tecidos do corpo, podendo ocasionar sérios danos, principalmente para o coração, como infarto, ataque cardíaco, derrame e aterosclerose.

Dessa forma, por ele oferecer um risco silencioso, é importante realizar um check up anual com o médico e solicitar os exames que possam medir as taxas de colesterol no sangue.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico do colesterol alto pode ser realizado por um médico clínico geral, que deve solicitar um exame de sangue, chamado perfil lipídico, para checar os níveis de colesterol no sangue. É preciso permanecer em jejum por cerca de 12 horas antes da coleta.

Como controlar esse problema?

Para evitar e controlar o colesterol alto, as mudanças de hábitos e estilo de vida são essenciais. Aposte em exercícios físicos diários e uma dieta rica em nutrientes e gorduras insaturadas, consideradas boas para o organismo.

Além disso, para manter os hábitos saudáveis, evite gorduras saturadas, frituras, bebidas alcoólicas e fumo, e dê preferência a alimentos de origem vegetal, como verduras, frutas, legumes e grãos.

Se mesmo com a atividade física e essa dieta o seu colesterol permanecer elevado, não se automedique. Procure o auxílio de um médico, para que ele faça o diagnóstico e indique o tratamento mais adequado para diminuir os seus níveis de LDL.

Enfim, como vimos, o colesterol alto é silencioso mas pode acarretar vários problemas sérios. Por isso, é essencial levar uma vida saudável — antes prevenir do que remediar, não é mesmo?

Então, gostou do post? agora que você já sabe tudo sobre o colesterol alto, que tal manter-se informado e receber outras novidades como essa? Assine a nossa newsletter e fique por dentro dos principais conteúdos do nosso blog!

Post Relacionados

3 comentários

Deixar comentário.

Share This