A alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico que ocorre no nosso corpo quando ingerimos determinado alimento. Suas causas são desconhecidas, entretanto, em alguns casos, ela pode aparecer durante a infância e parar de se manifestar já na idade adulta. No Brasil, são identificados mais de 150 mil casos por ano.

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI) fez um levantamento que identificou que de 6 a 8% das crianças, com menos de 3 anos, e 2 a 3% dos adultos do nosso país sofrem com a alergia alimentar. Atualmente, são conhecidos 160 tipos de alimentos que podem provocar o problema. 90% dos casos estão relacionados ao consumo de leite, ovos, amendoim, soja, trigo, frutos secos, peixes e crustáceos.

Será que dá para deixar de ter alergia aos alimentos? Isso é hereditário?

Nós vamos responder essas e outras perguntas neste artigo. Continue a leitura e veja 5 mitos e verdades sobre a alergia alimentar.

1. Você pode ser alérgico a qualquer alimento

Verdade. Qualquer alimento pode causar reações alérgicas. Até mesmo uma pequena quantidade dele presente na comida pode ser o suficiente para o seu corpo desencadear sinais e sintomas.

Como não há fase da vida para a alergia alimentar surgir, pode ser que você tenha e simplesmente não saiba ou nunca manifestou. Lembre-se de que 90% dos casos ocorrem por causa do consumo de leite, ovos, amendoim, soja, trigo, frutos secos, peixes e crustáceos.

2. Alergia alimentar é uma frescura

Mito. Quem tem mais idade costuma dizer que a alergia alimentar é uma frescura da atualidade e que não existia “no tempo” dela, já que as pessoas comiam de tudo. O fato é que esse é um problema de saúde real que, dependendo da gravidade, pode matar.

No passado, as pessoas comiam “de tudo” porque a oferta de alimentos era muito menor do que hoje, logo, não podiam desperdiçar a pouca comida que tinham. Além disso, não havia tanto conhecimento sobre o assunto como atualmente.

3. Se o alimento for cozido, não dá alergia

Mito. Cozido, frito, assado ou cru…não importa! A composição do alimento não é afetada totalmente pelo modo como ele é preparado, portanto, a substância que causa a alergia alimentar continua presente na refeição.

Para que você tenha uma ideia da gravidade do assunto, um talher que foi usado na manipulação de um alimento que causa alergia em alguém já é o suficiente para desencadear sintomas ou uma reação.

4. Pode ser uma questão hereditária

Verdade. O fato de os seus pais ou irmãos terem alergia ou intolerância a algum tipo de alimento faz com que as suas chances sejam maiores de ter também. Porém, vale ressaltar que essa não é a única causa da alergia alimentar.

O ambiente onde você vive, por exemplo, pode influenciar no surgimento desse problema, assim como as alterações no seu intestino. Até mesmo a presença de corantes nos alimentos pode provocar a alergia.

5. Só se combate a alergia tirando o alimento da dieta

Verdade. Essa é a única maneira de se combater a alergia provocada pelos alimentos. E não adianta retirar o ingrediente somente depois de preparar a refeição — ele não deve nem entrar em contato com os demais.

Lembre-se de que a alergia não é especificamente a um alimento e, sim, uma das suas substâncias. Por isso, é importante descobrir qual é essa substância para que os alimentos que a contenham sejam evitados.

Os principais sintomas da alergia alimentar são os problemas digestivos, a urticária na pele ou o fechamento das vias respiratórias. As reações variam de acordo com a pessoa, contudo, podem ser graves e até fatais — necessitando de atendimento de urgência. Quando a reação é considerada leve, geralmente são usados os medicamentos anti-histamínicos.

Por falar em alimentos, além da alergia, existe a intolerância ao consumo de alguns. Uma delas é a intolerância à lactose. Leia nosso outro artigo e tire as suas dúvidas sobre o assunto.

Post Relacionados

Deixar comentário.

Share This