País resiste em aceitar a inclusão da saúde e segurança no trabalho entre as normas da OIT

Na semana em que se saúda o Dia em Memória às Vítimas de Acidente e Doenças de Trabalho (28/04) e o Dia do Trabalhador (01/05), o Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat) apontou o enfraquecimento das políticas públicas relacionadas à saúde e segurança no trabalho.

O órgão atribui a situação à menor participação social nos debates das políticas públicas, à revisão das normas regulamentadoras (NRs), e também à dificuldade de caracterizar a contaminação do covid-19 em ambiente profissional, como acidente de trabalho.

Entre os princípios fundamentais da OIT estão a liberdade sindical/diálogo social, erradicação do trabalho forçado, erradicação do trabalho infantil e promoção da igualdade de oportunidades. 

Mas, segundo o Ministério Público do Trabalho, o Brasil resiste em aceitar a inclusão da saúde e segurança no trabalho entre as normas da Organização Internacional do Trabalho.

O que são as doenças do trabalho?

O Ministério Público Federal entende como doenças e acidentes de trabalho todas aquelas ocorridas em ambiente de trabalho, ou no trajeto entre a casa e o trabalho do profissional. As doenças ocupacionais também se enquadram nessa categoria.

  • Doença do trabalho: perda auditiva, perda da visão, lesão por esforço repetitivo, distúrbios osteomusculares, intoxicação por substâncias químicas, entre outros.
  • Doença profissional: síndrome de burnout, pneumoconiose, síndrome do pânico, dermatose ocupacional, saturnismo, e outros.

O que o Paula Tostes tem feito para garantir a saúde e segurança do trabalho de seus colaboradores?

Em 2020, o Paula Tostes implantou o projeto Controle Interno Paula Tostes Diagnósticos. A iniciativa tem por objetivo inspecionar todos os processos dentro da empresa, identificando dificuldades e trazendo melhorias para o funcionamento das unidades.

Dessa forma, o Paula Tostes pretende oferecer não apenas resultados laboratoriais com maior taxa de assertividade, como também garantir a segurança e saúde de todos os colaboradores.

Acreditamos que um ambiente de trabalho seguro e amigável são a chave para a construção de relações interpessoais saudáveis, que impactam positivamente na rotina e saúde de toda a equipe.

Ao fim desta semana, celebramos a vida e trajetória de todos os profissionais ao redor do mundo. O Dia 1 de Maio foi escolhido para relembrar a busca incessante dos trabalhadores por melhores condições de trabalho.

Como vigilantes honrosos da saúde, o Paula Tostes se propõe a apresentar soluções práticas para otimizar a rotina e transformar a vida das pessoas, a começar pela informação.

Com as ferramentas necessárias, é possível identificar situações que nos aflige, mas que até então, passavam despercebidas. 

Cuide-se e cuide de quem você ama. Ao pressentir quaisquer sintomas que caracterizam as doenças do trabalho, procure imediatamente ajuda médica e orientação jurídica. Doenças de trabalho podem ser caracterizadas como acidentes de trabalho, com direito a indenização.

Post Relacionados

Deixar comentário.

Share This