A vida é muito curta…. se você já passou dos 50, provavelmente você já escutou e/ou ja disse isso alguns vezes. “Deste aos meus dias o comprimento de um palmo; a duração da minha vida é nada diante de ti. De fato, o homem não passa de um sopro”. Nessa passagem de Salmos 39:5 percebe-se o quão importante é o entendimento de que a nossa vida é efêmera, podendo assim dizer que, precisa ser bem vivida.

Para não ser em vão, para que não seja uma vida pequena eu quero trazer aqui algumas reflexões. Acho pertinente, já que estamos começando mais um ano, que possamos avaliar e traçar um parecer do que de fato traz relevância e impacto às nossas vidas e quem sabe assim, validar objetivos genuínos e factíveis para este novo ano. Lembrando que o meu papel aqui é apenas de estimular a criatividade de vocês. O trabalho de casa são vocês que terão que fazer.

Podemos começar?

É IMPORTANTE FAZER PLANOS, MAS A VIDA ESTÁ NA AÇÃO.

O ano novo começou e culturalmente, é a época que mais pensamos e falamos de mudanças e fazer planos. Mas não deve ser assim! Mudanças não acontecem de imediato. Ao invés disso, se encarada como algo continuado, parte de um processo de melhoria que você estabelece, as chances da mudança de ser bem-sucedido (a) serão maiores. E você evita a frustração da falsa mudança imediata. Um case para exemplificar:

Esta semana eu acompanhei a entrevista de um especialista em atletas de fisiculturismo para grandes campeonatos, e uma das primeiras perguntas que lhe foi feita era a seguinte: “porque é tão difícil para as pessoas perderem peso?”. Ele disse: “Porque as pessoas querem mudanças da noite para o dia”, elas começam com uma avalanche de mudanças da noite para o dia, o corpo e o emocional da pessoa não passam por uma transição e não demora muito ela colapsa e volta tudo que era antes, quando não voltam pior”. A falha está em não se prepara para a mudança, em não entender que é um processo gradual.

Veja bem, não há mal nenhum em buscar melhorias e fazer planos para este ano, é importante sonhar e fazer planos, mas não é colocando metas inatingíveis que você irá conseguir isso. O segredo está na cadência, na disciplina de aplicar pequenas melhorarias sempre. Não é o tamanho do objetivo que faz dele um bom objetivo!

É PRECISO CUIDAR DO QUE É IMPORTANTE, NÃO SÓ DO URGENTE.

Eu gosto muito de uma frase de Benjamin Disraeli, quando falou: “A vida é muito curta para ser pequena” e imagino que por trás houvesse uma intenção forte dele de nos advertir sobre a necessidade de buscarmos aquilo que é essencial, aquilo que faz sentido a vida. Não esquecendo, é claro, daquilo que é fundamental, aquilo que apoia a nossa condição de vida.

Cuidar da carreira, do emprego, do dinheiro, do patrimônio, tudo isso é importante, é fundamental. Fundamental são suas ferramentas, é o que lhe ajuda a chegar a algum lugar. Dinheiro não é essencial, é fundamental! “O essencial é o que não pode não ser”. É aquilo que faz com que a vida não se apequene. Que faz com que a gente seja capaz de transbordar. Repartir a vida. Repartir o essencial, a amizade, a amorosidade, a fraternidade, a lealdade. Repartir a capacidade de ter esperança. A felicidade.

Lembre-se, a vida é muito curta para ser pequena. É preciso engrandece-la!

TEM MUITA GENTE DIZENDO POR AI: “AH MAS EU NÃO TENHO TEMPO”.

Quando eu digo que não tenho tempo para isso, estou dizendo que isso não é importante para mim. Cuidado, você já viu infartado que não tem tempo? Se ele sobreviver, ele arruma um tempo. O medico dizia “você não pode fazer isso, tem de andar todos os dias. Se ele enfartar e sobreviver, no outro dia você vai vê-lo, às 6 horas da manhã, andando. Se ele tinha tempo, que ele teve de arrumar agora, por que não fez isso antes? Você tem tempo? Se não tem, crie. Talvez precisemos rever as nossas prioridades. Será que estamos cuidando do urgente e deixando o importante de lado? será que não estamos atrás apenas do fundamental em vez de ir em busca do essencial? Quando for planejar o seu ano, faça-o considerando o que é essencial e importante, não apenas o que é urgente e fundamental. Afinal de contas, a vida é pequena e precisamos engrandecê-la.

Post Relacionados

Deixar comentário.

Share This