O tema propósito vem ganhando atenção demasiada nos últimos anos, há uma comercialização do tema por parte da indústria de auto ajuda, da venda de cursos e das grandes mídias. “Se você vai para uma roda de conversa e não tem um propósito claro e grandioso”, cuidado! você pode ser julgado(a) por isso. Fato é que, empresas com propósito ajustado e que aplicam isso no dia-a-dia tem resultados financeiros a médio e longo prazo melhores. Inclusive, alguns estudos começam a serem divulgados confirmando isto. Agora, é preciso ter um cuidado muito grande para não ser extremista, propósito idealista demais, não vira realidade e só alimenta o cinismo dos líderes. E por outro lado, propósito demasiadamente pragmático, não inspira ninguém. A régua precisa estar equilibrada entre cabeça e corpo.

ALGUMAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES

De acordo com o estudo que o Edelman Group publica, já há cinco anos, sobre o poder deste propósito, foi o mundo da conectividade 24/7, a hiper-transparência e a redução das barreiras da competitividade que obrigaram as empresas a procurar um anova narrativa, algo que estimulasse e inspirasse os stakeholders a envolverem-se de uma forma mais apaixonada com a organização e com os valores que esta professa. E, de acordo com este nova narrativa, as organizações e as marcas líderes de mercado estão, realmente, a transformar a forma como operam, a construir um novo tipo de envolvimento e compromisso com os seus clientes, a fazer renascer um legitimo sentimento de cidadania e a construir novas politicas publicas no ambiente complexo e globalizado que as envolve.

Estamos perante uma nova premissa que, nestas empresas transformadoras, é composta por uma excelência operacional e por uma performance societal. Ainda de acordo com o estudo da Edelman, estas organizações estão imbuídas de um propósito profundo, através do qual abordam os imperativos de negocio e as temáticas sociais através de uma estratégia integrada e, por isso mesmo, poderosa. Quando executado com honestidade e com visão de longo prazo, o propósito une e motiva os stakeholders principais, sejam eles consumidores cépticos ou colaboradores reticentes.

A declaração de propósito articula a razão devido à qual a empresa existe no mundo

Explorar e definir o seu propósito no mundo é uma cruzada a que, invariavelmente, nenhum ser humano resiste. E o mesmo está acontecendo nas organizações. “As empresas que procuram conferir um novo vigor ao seu negócio têm de dar um passo atrás e responder à questão central do motivo que as leva a existir no mundo. Muitas vezes, as equipes de executivos tentam responder a esta questão delineando uma declaração de visão sobre como veem o seu futuro. Uma declaração de visão é, para muitos, aspiracional: ou seja, é a descrição do que a empresa deseja atingir, não se pretendendo que esta sela literal. Contudo, na maioria das vezes o resultado nem é credível nem completamente atingível. Ao invés, uma declaração de propósito articula claramente a razão devido à qual a empresa existe no mundo, o papel que desempenha (e a diferença que imprime) na vida das pessoas, oferecendo uma descrição clara e precisa do seu core business.

Se toda esta conversa pode parecer como mais uma das inúmeras modas que, de tempos em tempos, acometem a gestão, a verdade é que começam a existir estudos que realmente comprovam que uma organização com um propósito bem definido no que respeita às preferências e lealdade dos seus clientes, colaboradores, fornecedores e demais stakeholders – e principalmente num mundo em que a confiança nas instituições está nos níveis mais baixos de que há memória – aumenta não só os níveis de engajamento de todos envolvidos, como também os seus resultados financeiros.

Qual é o impacto de uma equipe engajada para os resultado do negócio?

Todos sabemos que pessoas são essenciais para que as empresas possam alcançar os objetivos estratégicos estabelecidos e acumular bons resultados no mercado.

A grande novidade em relação à importância das pessoas para o sucesso dos negócios reside no fato de que é possível fazer da cultura nas organizações um fator de engajamento, desde que seja efetivada uma proposta de cultura de propósito.

Ao se depararem com uma cultura amparada por valores (como a comunicação transparente e um ambiente acolhedor, por exemplo) as pessoas conseguem se identificar com a razão de ser da organização fazendo desse laço um estimulo para o trabalho.

Quanto mais engajado for o time de colaboradores, melhores serão os resultados individuais e coletivos alcançados, ajudando a empresa a manter-se no topo da escalada pela preferencia dos consumidores

Dessa forma, a cultura organizacional alinhada com um propósito, assume um lugar importante na construção do diferencial competitivo das empresas, independentemente de seu tamanho ou segmento de atuação.

Post Relacionados

Deixar comentário.

Share This