A higienização das mãos, apesar de parecer um ato simples e rápido, é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças, principalmente as que surgem no inverno, como a gripe, a conjuntivite e o resfriado.

Diariamente, uma grande quantidade de micro-organismos entra em contato com o nosso corpo, inicialmente pelas mãos, já que elas estão em contato direto com superfícies que podem estar contaminadas — é o caso das maçanetas e barras de transporte público, por exemplo.

Mas, engana-se quem pensa que lavar as mãos envolve apenas água e sabão. É preciso seguir algumas dicas simples para que a ação seja eficaz. Acompanhe este post para entender melhor!

Retire os acessórios para a higienização das mãos

O primeiro passo para lavar as mãos é retirar os acessórios, como joias, relógios e pulseiras. Esses objetos acumulam microrganismos que podem não ser removidos durante a lavagem.

Em seguida, abra a torneira e molhe as mãos, mas evite encostar os punhos e os dedos na pia. Aplique na palma da mão sabonete líquido em quantidade suficiente para cobrir todas as superfícies das duas mãos.

Depois, ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre em si. Esfregue o dorso das duas mãos e os espaços entre os dedos. Não se esqueça de friccionar o polegar e também as articulações.

Por fim, ensaboe as unhas e as extremidades dos dedos, sem esquecer os punhos.

Utilize papel toalha para abrir e fechar a torneira

Depois de realizar o processo acima, é hora de enxaguar as duas mãos. Se for torneira manual, o ideal é manuseá-la com os cotovelos (ao abri-la e fechá-la). Em água corrente, retire o sabão por completo das mãos, evitando resíduos.

Em seguida, feche a torneira com o auxílio de um pedaço de papel toalha. Essa ação evita o contato das mãos com a torneira exposta a microrganismos e bactérias.

Vale destacar que, hoje em dia, há torneiras que funcionam à base de sensores de movimentos. Elas são excelentes, pois reduzem o risco de contaminação, principalmente em ambientes públicos.

Seque as mãos com papel descartável

Preferencialmente, as mãos devem ser enxugadas com o papel descartável. Isso porque, normalmente, as toalhas úmidas acumulam e abrigam bactérias. Então, ao fechar a torneira, utilize um pedaço de papel e comece secando as mãos. Depois, enxugue os punhos e descarte o papel, evitando tocar na tampa do lixo e na maçaneta da porta.

Normalmente, o processo de higienização das mãos dura, em média, um minuto. Ele deve fazer parte da rotina de todos (incluindo crianças), principalmente antes das refeições, após a utilização de instalações sanitárias, depois de tossir, espirrar e assoar o nariz, após uma visita ao paciente internado, etc.

Como vimos, a chegada do inverno vem acompanhada por diversas doenças respiratórias. Para evitá-las, realizar a higienização das mãos de forma adequada é essencial. É uma ação simples e rápida (geralmente dura um minuto) que pode manter sua saúde sempre em dia.

E você, gostou de saber a importância da higienização das mãos? Aprendeu todos os passos? Então, aproveite para seguir as nossas redes sociais e ter acesso às nossas atualizações! Estamos no Facebook e no Twitter!

Post Relacionados

Deixar comentário.

Share This