Tudo começa com a descoberta da gravidez. Emoções intensas tomam conta dos futuros pais. Para a mulher, se inicia um ciclo de adaptação: o corpo adapta suas funções para gerar e nutrir o bebê que está a caminho. E para se tirar o melhor dessa experiência, é fundamental a realização do acompanhamento pré-natal e aqui nós vamos lhe contar quais são os principais exames laboratoriais do pré-natal.

Do que se trata do pré-natal?

O pré-natal assegura o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um bebê saudável e minimizando o impacto para a saúde materna. Este acompanhamento pode ser executado por médicos e enfermeiros. Na consulta pré-natal, são abordadas questões como:

  • Sentimento da mãe: dúvidas, como tem passado e como está se sentindo;
  • Exame clínico: verificar peso e pressão arterial, verificar se há sinais de anemia ou inchaço, medir o tamanho de sua barriga e ouvir o coração do bebê;
  • Solicitar exames e avaliar seus resultados;
  • Acompanhar as vacinas do pré-natal;
  • Prescrever ácido fólico, sulfato ferroso e tratamentos, quando houver necessidade.

O acompanhamento pré-natal é periódico, ou seja, ele deve ser realizado durante toda a gestação, de tempos em tempos. Segundo o Ministério da Saúde, as consultas devem ser realizadas mensalmente até a 28ª semana, quinzenalmente da 28ª até a 36ª semana e semanalmente da 36ª até a 41ª semana.

Exames laboratoriais do pré-natal

Hemograma

O hemograma é a análise das principais células do sangue, que são divididas em três grupos: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Os outros parâmetros indicam informações adicionais sobre essas células, incluindo seu tamanho, cor, função e maturidade.

Os glóbulos vermelhos avaliam se há anemias. É comum que a gestante apresente valores abaixo dos índices habituais nesses parâmetros a partir da sexta semana, que se estabiliza a partir da 20ª. Também é comum o número de glóbulos brancos estar aumentado em gestantes.

Tipagem Sanguínea e Fator Rh

Categoriza o tipo sanguíneo e o fator Rh. Se a gestante tem Rh negativo e o pai do bebê tem Rh positivo, ela deve fazer outro exame durante o pré-natal, o Coombs Indireto. Após o parto, a mulher deverá tomar uma vacina em até três dias, caso o bebê tenha Rh positivo, para evitar problemas na próxima gestação.

Teste de Coombs

Gestantes com Rh negativo devem fazer o teste de Coombs indireto, que é a pesquisa de anticorpo anti-D. Se forem identificados anticorpos anti-D, as gestantes devem ser encaminhadas ao pré-natal de alto risco. Caso o Coombs indireto resulte negativo, ele deve ser solicitado a cada 4 semanas, após a 24ª semana gestacional.

Glicemia

É a dosagem de açúcar no sangue. Se estiver alta, pode indicar diabetes, que deve ser tratada com dieta, atividade física e até mesmo através do uso de medicamentos.

Exame de Urina e Urocultura

Identificam a presença de infecção urinária, que deve ser tratada ainda durante o pré-natal.

Exame Preventivo de Câncer de Colo de Útero

Gestantes têm o mesmo risco que não gestantes de apresentarem câncer do colo do útero. Durante a gestação, já nas primeiras consultas do pré-natal, ele deve ser realizado, seguindo as recomendações de periodicidade e faixa etária, como nas mulheres não gestantes. A coleta não é contraindicada, mas deve ser realizada de maneira cuidadosa e com uma correta explicação do procedimento.

Teste Rápido de Sífilis e VDRL

Identificam a sífilis, uma doença sexualmente transmissível que pode passar da gestante para o bebê durante a gravidez. Quando não tratada, a sífilis pode causar várias complicações á gestação, que vão desde o aborto, malformações até á morte do recém-nascido. Em caso de teste positivo, gestante e seu parceiro devem ser tratados.

Testes de HIV

Identificam se a mãe é portadora do vírus causador da AIDS, doença que compromete o sistema de defesa do organismo. Deve ser realizado no primeiro trimestre, no terceiro trimestre e pode ser realizado também no momento do parto.  O vírus pode ser transmitido da mãe para o filho durante a gravidez, o parto ou a amamentação. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, maior a chance de a mulher e seu bebê ficarem saudáveis.

Testes para Hepatite B (HBsAg)

Identificam a presença do vírus da hepatite B. Este vírus pode passar da mãe para o bebê durante a gravidez. Caso a gestante tenha o vírus, o bebê poderá ser protegido ser receber a vacina e a imunoglobulina para hepatite B nas primeiras 12 horas após o parto.

Exame de Toxoplasmose

Identifica se a mulher tem toxoplasmose. Esta doença pode ser adquirida pela ingestão de alimentos contaminados. A gestante pode transmitir essa doença para o bebê, causando aborto, danos neurológicos e convulsões.

Outros exames que também podem ser solicitados

  • Teste de Malária (realizado em todas as gestantes das regiões que ocorrem essa doença, quer apresentem sintomas ou não).
  • Exame da Secreção Vaginal (pesquisa de Streptococcus do grupo B)
  • Teste Oral de Tolerância á Glicose
  • Eletroforese de Hemoglobina (se a gestante for negra, tiver antecedentes familiares de anemia falciforme ou apresentar história de anemia crônica).
  • Sorologia para Rubéola, Citomegalovírus e HTLV I/II
  • Dosagem de Hormônios da Tireoide (TSH, T4L)
  • Hepatite C (anti-HCV)
  • Lipidograma

Você sabia que o companheiro também deve realizar exames?

Chamado de “Pré-Natal do Parceiro” são exames realizados em companheiros cuja a parceira esteja em acompanhamento pré-natal. São eles:

  • Hemograma
  • Tipagem Sanguínea e Fator Rh
  • Hepatite B (HBsAg)
  • HIV
  • Hepatite C (anti-HCV)
  • Lipidograma
  • Glicemia
  • Eletroforese de hemoglobina

Agora sim, você está a par dos exames de pré-natal necessários durante a fase da gestação. Logo, lembre-se de que realizá-los é fundamental para a manutenção da saúde da gestante e do bebê. Portanto, caso algum teste não tenha sido solicitado pelo seu médico, questione-o a respeito e não deixe de fazê-lo.

Referências

BRASIL. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Guia do pré-natal do parceiro para profissionais de Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018. 56 p. : il.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012. 318 p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n° 32).

BRASIL. Ministério da Saúde. Assistência Pré-natal: Manual técnico/equipe de elaboração: Janine Schirmer et al. – 3ª edição – Brasília: Secretaria de Políticas de Saúde – SPS/Ministério da Saúde, 2000.66p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Caderneta da Gestante. 4° ed. Brasília, 2018. 56 p.

SANTANA, J. E. O., et. al. A importância da realização do Papanicolau em gestantes: uma revisão da literatura. Cadernos de Graduação – Ciências Biológicas e da Saúde. Aracaju. V. 1. N.17, p. 39-48. Out. 2013.

Post Relacionados

Deixar comentário.

Share This