Muito se fala na relação entre saúde e exercícios físicos. Isso porque são inúmeros os benefícios da atividade física para a saúde, não somente a do corpo, mas também a da mente.

As atividades físicas vão muito além de ter uma boa aparência estética. Além de dar um “up” na autoestima, elas previnem e combatem as doenças, o sedentarismo e afastam o estresse e a depressão.

Ficou interessado no assunto? Confira 7 vantagens da atividade física para a saúde e comece a praticar exercícios agora mesmo!

1. Combate ao excesso de peso

O excesso de peso acontece quando uma pessoa tem mais gordura corporal do que é indicado para a sua altura. Confira os malefícios:

  • sedentarismo;
  • baixa autoestima;
  • fadiga;
  • falta de ar;
  • insônia;
  • gastrite;
  • hipertensão;
  • diabete;
  • insuficiência renal;
  • dores no corpo.

Praticar atividades físicas combate os itens acima e proporciona mais qualidade de vida para a pessoa, combatendo o excesso de peso.

2. Melhora da postura

Desde criança aprendemos sobre a educação postural. As atividades físicas ajudam na melhoria da postura em cada exercício praticado.

Obviamente, a postura ereta precisa ser lembrada e praticada durante todas as atividades rotineiras, criando um hábito de se manter sempre com a coluna correta, evitando dores e malefícios nessa região.

3. Controle do diabetes

Com relação ao controle do diabetes, as atividades físicas ajudam no combate e controle da doença, juntamente com a alimentação adequada e medicação prescrita pelo médico. Isso porque com a atividade física há a diminuição dos níveis de glicose no sangue.

4. Prevenção de doenças cardíacas

As atividades físicas ajudam na redução dos níveis de colesterol, melhoram a capacidade de respiração, controle da tensão arterial e, consequentemente, a manutenção do peso. Contudo, para quem já sofre de algum problema cardíaco, precisa seguir as orientações do seu médico para a prática da atividade.

5. Melhora da autoestima

Praticar exercícios faz bem para melhorar a autoestima, pois mantém o equilíbrio emocional. Quem pratica exercícios diminui a insegurança e, consequentemente, o sistema nervoso agradece. Isso porque o fluxo de sangue no cérebro melhora, ocorrendo o aumento da sensação de bem-estar e prazer.

6. Diminuição da depressão e do estresse

A depressão pode ser orgânica, psíquica ou social. Dessa maneira, quando a pessoa pratica atividade física acontece a distração dos estímulos do estresse e proporciona o convívio com outras pessoas.

Além disso, quando é a atividade física é praticada o corpo libera hormônios. Dois deles (endorfina e dopamina) possuem influência direta nas emoções e no humor.

7. Melhora do desempenho escolar

As atividades físicas ajudam na cognição porque aumentam o fluxo de oxigênio e sangue no cérebro, aumentando os níveis de noradrenalina e endorfina, que são responsáveis por melhorarem o humor e o estresse, aumentando a capacidade de concentração e do armazenamento de informações importantes.

Com este post você aprendeu 7 benefícios da atividade física para a saúde. O que você achou das nossas dicas? Curta a nossa página no Facebook para manter um contato direto conosco e receber mais dicas como esta em seu e-mail!

Post Relacionados

1 comentário

Deixar comentário.

Share This