Se você está pensando em se tornar uma empreendedora provavelmente uma de suas dúvidas é sobre o que é preciso para e tornar uma empreendedora de sucesso e devo dizer logo que não existe uma regra única que se aplicada funcionaria com todos.

Após múltiplas falhas e também, um pouco sucesso ao longo desses 36 anos de mercado do Paula Tostes Diagnósticos, chegamos a conclusão que alguns pontos foram e são importantíssimos para o sucesso do empreendimento. Se você quer saber do que estamos falando, fique atento à este blog post.

  1. Trabalhe com a cabeça, não com as mãos.

A ideia de que o empreendedor de sucesso é aquele indivíduo que trabalha 18 horas por dia, come, bebe e transpira trabalho. Alguém que parece que só pensa em trabalho e sua vida se resume à isto parece ser de senso comum, afinal, todo mundo sabe que para ser bem sucedido é preciso muita persistência e garra. Mas a realidade deste empreendedor de sucesso não envolve apenas uma rotina de trabalho excessivo. Em um cenário de sucesso a empresa não fica sob responsabilidade somente do empreendedor. Sustentar tal dinâmica se torna impossível a medida que a empresa vai crescendo. Além de, humanamente, todos nós temos nossos limites intelectuais, de forma que, somos bons em alguns assuntos, mas em outros, precisamos de ajuda para que sejam desenvolvidos.

Quer ser um empresário de sucesso? Comece a pensar em como trabalhar de forma inteligente, e não em como trabalhar mais horas.

  1. Contrate especialistas no que você não é bom.

A regra é simples, concentre as suas forças em áreas e tarefas onde você, empreendedor, é bom e agrega valor à empresa, e para as atividades que você não performa bem, contrate especialistas. Empreendedores de sucesso aprenderam essa relação e a importância de delegar após falharem em suas empresas. A contratação de especialistas, principalmente quando a empresa está iniciando é algo assustador e certamente elevaria os custos da empresa nas alturas, então estude bem a sua situação, hoje existem saídas como: terceirização, freelances, estagiários, contratados de meio período, etc. O importante é você entender que, quando mais cedo você ficar envolvido com as atividades que você agrega valor e deixar outras pessoas – “especialistas” – ocuparem as outras posições, mais cedo acontecerá o “milagre” do crescimento de sua empresa.

  1. Faça mais e melhor com menos recursos.

As vezes encher a empresa de freelances, estagiários ou terceirizados não parece uma solução interessante, mas analisando os custos, a empresa pode se beneficiar em muito com a redução de custos fixos evitando aumentar a folha salarial ou desenvolvendo um setor da empresa com pouca demanda. Dessa forma, ela livra recursos para investir no que de fato gera valor de mercado e cria o seu diferencial competitivo.

  1. Não tenha medo de falhar (“porque você irá falhar!”)

Fazer um bom plano de negócios, ter um bom produto, ter uma empresa organizada, um bom controle de qualidade, redes sociais aquecidas, nada disso garante que falhas não acontecerão, e em algum momento a empresa pode passar por momentos difíceis. “A falha faz parte do processo natural de crescimento, nós só aprendemos a andar e correr porque caímos”.

O empreendedor de sucesso deve apreender as regras do jogo e da competição para jogar quando está ganhando, mas é quando ele estiver perdendo que seu nível de expertise vai ser requisitado e quando este momento aparecer ele tem que fazer o seu melhor jogo. As falhas acontecem em qualquer empresa, grande ou pequena. O empreendedor deve se preparar, para saber agir nas falhas, afinal ele é o capitão do barco e o ultimo a pular na água é sempre ele.

  1. Tenha seu propósito em mente o tempo todo e não ligue para o que os outros acham dele.

A maior contribuição para o sucesso do empreendedor é fato de que ele simplesmente “fez acontecer”. Ele acordou cedo todos os dias, ele trabalhou duro até que conseguiu o que queria. Mesmo quando parecia impossível, ele fez acontecer.

Steve Jobs certa vez disse o seguinte: “A vida pode ser muito ampla, quando você descobre um simples fato, que tudo que está envolta de você, tudo que você chama de vida, foi feito por alguém não mais inteligente do que você; e que você pode mudar, você pode influenciar e construir as coisas do seu jeito para que outras pessoas às usem”.

Enquanto seguir todas as regras ditas aqui não vão garantir o seu sucesso, elas podem no entanto, aumentar as suas chances de vitória. Lembre-se que todo problema tem uma solução, concentre no que você é bom e organize para que outras pessoas façam as outras partes. Torne um hábito, fazer mais com menos e foque seu trabalho em torná-lo inteligente.

Post Relacionados

Deixar comentário.

Share This