Os avanços tecnológicos trouxeram diversos benefícios para todo tipo de empresa e não seria diferente com a medicina. As inovações para consultórios médicos proporcionam ganhos tanto para os profissionais da saúde quanto para os pacientes.

Diante de uma concorrência cada dia mais acirrada, contar com ajuda dessas inovações e oferecer um serviço de maior qualidade aos pacientes é o que vai destacar o seu consultório no mercado. Por isso, vamos mostrar, neste post, quais são as 4 inovações que você precisa conhecer e utilizar em seu consultório para conquistar cada vez mais pacientes. Acompanhe!

Impactos das inovações para consultórios médicos

Vivemos em uma era com grande acúmulo de tarefas ao longo do dia, vendo o tempo ficar cada vez mais escasso. Por isso, quase todas as inovações tecnológicas, em qualquer área do conhecimento, visam poupar o tempo e os esforços dos humanos na execução de suas atividades. O mesmo ocorre na medicina.

Os avanços tanto nos tratamentos quanto na rotina de atendimento aos pacientes contribuíram para uma melhora na qualidade dos serviços prestados, bem como na agilidade dos atendimentos. Por meio de diversas ferramentas, é possível acessar o histórico de cada paciente, monitorar a evolução de alguma doença e até mesmo antever uma pré-disposição que possa ser tratada.

Enfim, os impactos dos avanços tecnológicos nos consultórios médicos são bastante positivos e em volume considerável. 

Principais inovações para usar em seu consultório

Para entender melhor sobre eles, vamos dar alguns exemplos. Confira!

1. Uso de dispositivos móveis no atendimento

Os dispositivos móveis, como smartphones e tablets, estão nas mãos da maioria da população atual. Nada mais natural do que utilizar essa tendência a favor da medicina. Seguindo o mesmo conceito de ter acesso às diversas funcionalidades onde estiver, foi desenvolvida uma série de equipamentos clínicos que antes só podiam ser utilizados em clínicas e hospitais.

Entre os mais usados, estão os medidores de pressão arterial, de glicemia e de níveis de substâncias tóxicas no sangue. Para pacientes crônicos, essa pode ser a grande diferença entre um tratamento preventivo e eficaz e o agravamento de uma condição pré-existente.

2. Telemedicina

A telemedicina é uma novidade das décadas mais recentes, mas que se mostra um caminho cada vez mais definitivo. Por meio de envio de uma plataforma online, médicos e analistas laboratoriais têm a capacidade de emitir laudos à distância. Isso faz com que o paciente não precise se deslocar entre cidades distantes para ter seus materiais examinados por um especialista.

3. Inteligência artificial

A inteligência artificial é um dos avanços tecnológicos mais importantes da era moderna. Por meio dela, os softwares são capazes de responder de forma mais autônoma a diversos problemas e encontrar novas soluções à medida que as variáveis mudam.

Em casos de exames transmitidos via telemedicina, por exemplo, é possível usar o aprendizado das máquinas para fazer a triagem, colocando as urgências à frente na fila de análise. Além disso, pela leitura de exames anteriores, o computador auxilia na emissão de laudos mais precisos.

4. Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico é uma das grandes praticidades que os avanços tecnológicos em medicina proporcionaram aos profissionais da saúde. Por meio dele, médicos e demais profissionais têm acesso às informações completas de cada paciente, inclusive histórico de atendimento anteriores. Isso ajuda a promover uma consulta mais completa, com maior embasamento e individualidade.

O uso dessas tecnologias proporciona ganhos significativos em qualidade, agilidade e precisão nos atendimentos clínicos. As inovações para consultórios médicos agregam valor aos serviços prestados e ajudam os profissionais da saúde a garantir a excelência da clínica. Por isso, não deixe de investir em pelo menos uma delas para ter sucesso em seu consultório.

Se você gostou deste texto, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do laboratório Paula Tostes.

Post Relacionados

Deixar comentário.

Share This